Candidatos fazem exame de classificação neste domingo

NEWS Data de Publicação: 20 out 2019 16:26 Data de Atualização: 21 out 2019 09:03

Neste domingo (20), cerca de 6,2 mil candidatos realizaram o Exame de Classificação para concorrer a 1.111 vagas em cursos do Ensino Médio Técnico do IFSC com início em 2020.1. A prova foi realizada nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. O índice de abstenção geral foi de 10,8%.

O local de prova com maior abstenção foi o Câmpus Florianópolis com um índice de 15,3%. Os índices de todos os locais estão disponíveis na página de Estatísticas dos processos seletivos.

Sobre o exame

O exame começou às 14h. A prova foi composta de 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa.

Enquanto os candidatos resolviam as questões, diversos familiares aguardavam os jovens nos locais de prova. Jane Paixão, de 41 anos, aguardava o sobrinho Vitor, que mora com ela. Eles saíram de Belém, no Pará, há dois meses para buscar mais oportunidade em Florianópolis. “Estamos gostando muito da cidade e espero que ele consiga estudar aqui”, disse a tia que já conseguiu um emprego como cuidadora de idosos.

A funcionária pública Joelma Maria da Silveira, de 61 anos, também ficou esperando seu único filho, Victor, de 15 anos. Além de receber o incentivo da escola municipal que estuda atualmente para fazer a prova do IFSC, o jovem foi incentivado na família, já que seu tio se formou em dois cursos no Instituto. “Sabemos que é um lugar com muita qualidade de ensino que esperamos não perder”, afirmou a mãe que estava mais ansiosa do que o filho.

Candidatos divergem sobre grau de dificuldade da prova

Após 1h30 de prova, os candidatos puderam deixar a sala. O tempo máximo para realização do exame foi de três horas.

O estudante Rafael Antunes, de 15 anos, achou a prova difícil. Ele, que atualmente estuda numa escola municipal no bairro Córrego Grande, busca uma vaga no curso de Eletrotécnica depois que ouviu falar do IFSC por familiares. “Me disseram que é uma das melhores escolas e pode me dar boas chances”, afirmou na saída do local de prova.

A jovem Ana Paula Moreira Duarte, também de 15 anos, saiu mais otimista da prova. “Não foi difícil”, disse sorridente. O sonho de estudar num instituto federal é tão grande que Ana Paula já planeja sair de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde mora atualmente, para vir estudar no curso técnico em Edificações no Câmpus Florianópolis, caso seja aprovada. “Sempre quis fazer um IF, no Rio Grande do Sul ou aqui em SC, e acho que o fato de não ser só Ensino Médio, mas técnico junto, abriu minha visão”, destacou a estudante.

Gabriele Menegalli, 14 anos, achou a prova de Português mais difícil que a de Matemática, mas saiu confiante com seu desempenho. Ela se inscreveu para o curso técnico em Química, motivo da escolha pelo IFSC. “O IFSC é uma das melhores escolas de Criciúma e também tem cursos técnicos. E eu quero muito fazer Química”, disse a estudante, na saída da prova.

Já Sanderson Andrade, 16 anos, achou a prova de Português mais fácil que a de Matemática, mas considerou o exame como um todo bem formulado. “Foi uma prova bem feita, com questões de Português e Matemática que fazem a pessoa que se interessa pela matéria se identificar ali. Eu acho que me saí bem em Português, em Matemática teve algumas questões que não sei se me saí bem, mas pretendo passar”, disse Sanderson, que se inscreveu para o curso técnico em Mecatrônica. Ele conheceu o IFSC por meio do projeto de extensão IFSC Portas Abertas, que traz estudantes de Ensino Fundamental para conhecer a instituição. “A gente veio fazer o passeio com a minha escola aqui e só ouvi grandes recomendações”, contou o aluno da escola Aurora Peterle, de Criciúma.

Cursos mais concorridos

Considerando os números gerais, os cursos mais concorridos deste processo seletivo foram os técnicos em Química, em Edificações e em Eletrônica do Câmpus Florianópolis. A relação completa de candidato/vaga está disponível aqui.

O gabarito preliminar da prova será divulgado no dia 21 de outubro na página de Provas e Gabaritos.

A lista dos candidatos aprovados será divulgada em 6 de dezembro.

Todas as informações devem ser conferidas no Edital 01/DEING/2020-1: Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio - Exame de Classificação (Vários Câmpus), onde também há os telefones dos câmpus para contato. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

ESTUDE NO IFSC NEWS