Concerto une cinema e trilhas interpretadas pela orquestra do IFSC de Jaraguá do Sul

EVENTOS Data de Publicação: 21 out 2019 16:44 Data de Atualização: 21 out 2019 17:01

Quem curte cinema sabe como as trilhas sonoras marcam a memória de um filme. Às vezes, a música acaba se tornando tão famosa quanto o próprio filme. E foi com o objetivo de unir tanto a parte visual quanto a experiência auditiva que ocorreu, na última quarta-feira, 16 de outubro, o primeiro concerto “Música e Cinema”: enquanto a orquestra do IFSC interpretava a trilha sonora no palco, imagens selecionadas de cada obra e editadas pela equipe do projeto Cinestória eram exibidas num telão, tornando ainda mais envolvente a apresentação realizada no auditório do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

Segundo uma das coordenadoras do Cinestória, Isabel Cristina Hentz, o cinema é uma arte audiovisual em que imagens e sons se combinam para narrar histórias. “Apesar de o cinema já ter sido mudo, ele sempre foi musical. A trilha de um filme ajuda a criar o clima das cenas e a inspirar sensações, emoções, reações, além de criar em nós, espectadores, uma memória afetiva ou sensorial daquelas obras. Quem não lembra instantaneamente de cenas ao ouvir as famosas trilhas de Star Wars, Indiana Jones, De Volta para o Futuro, O Poderoso Chefão, Rocky e muitos outros?”, comenta.

Durante aproximadamente uma hora de concerto, a orquestra do IFSC Jaraguá do Sul interpretou sete trilhas sonoras. “Algumas já faziam parte do repertório da orquestra, outras tivemos que ensaiar especialmente para essa apresentação. Mas ficamos muito contentes com o resultado”, conta a maestrina Denise Mohr.

As trilhas sonoras exibidas e interpretadas durante o concerto “Música e Cinema” foram: "O Fantasma da Ópera" (musical que teve adaptação para o cinema em 2004), "Go West" (junção de diferentes músicas de filmes Western, também conhecido no Brasil como Faroeste), "Por una Cabeza" (de Carlos Gardel e trilha do filme Perfume de Mulher), Ghostbusters (Caça-fantasmas, em português), "Conquista do Paraíso" (do filme “1492 – A Conquista do Paraíso”), "Game of Thrones" (série de televisão baseada na coleção de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”) e "Harry Potter" (junção de músicas dos oito filmes do jovem bruxo).

Devido ao sucesso do primeiro evento neste formato, os organizadores vão avaliar a possibilidade da realização de novas edições do concerto.

Clique aqui e confira fotos da apresentação.

Sobre a orquestra

A Orquestra IFSC Jaraguá do Sul iniciou suas atividades no segundo semestre de 2013 e, desde então, sob a regência da maestrina Denise Mohr, tem realizado várias apresentações e concertos em eventos institucionais, municipais e estaduais.

Sempre buscando levar um concerto de qualidade para o público que a prestigia, a Orquestra participa de vários eventos dentro e fora do câmpus, com destaque para os “Concertos de Fim de Ano” realizados em praças públicas, igrejas e salões comunitários. Também são realizadas parcerias com corais e músicos da região.

Sobre o Cinestória

O Cinestória é um projeto de extensão que existe desde 2015 e atua no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro desde 2017, tendo como objetivo proporcionar reflexões sobre a relação entre Cinema e Sociedade por meio da exibição e do debate de obras cinematográficas.

Ao longo do projeto já foram realizados diversos ciclos temáticos, entre eles um com foco em “obras latino-americanas” e outro em “gêneros do cinema”. Também foram realizadas exibições itinerantes em escolas da região abordando a temática dos direitos humanos e cursos de formação para professores sobre o uso do cinema em sala de aula.