Pular para o conteúdo

Notícias

Bibliotecas celebram Dia Nacional do Livro

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 29 out 2019 17:36 Data de Atualização: 29 out 2019 17:46

Em 29 de outubro é comemorada uma das invenções mais fantásticas da humanidade: o livro. A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro remete à criação, em 1810, da fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Dois séculos depois, é impossível pensar uma escola sem biblioteca.

No IFSC, todos os câmpus possuem bibliotecas disponíveis para os alunos matriculados nos cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e programas especiais, presenciais ou a distância, servidores e comunidade. Mais que uma extensão da sala de aula, a biblioteca é um espaço de valorização e incentivo da leitura como estratégia de melhoria do processo de ensino e aprendizagem e de formação integral.

Nas bibliotecas, os usuários contam com empréstimo domiciliar, renovação de empréstimo, reserva de materiais, consulta local e on-line ao acervo, acesso à internet para pesquisa acadêmica, levantamento bibliográfico, referência de materiais, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, visitas orientadas, lista de novas aquisições, elaboração de fichas catalográficas institucionais e capacitação.

O Sistema de Bibliotecas Integradas do IFSC utiliza o sistema de gerenciamento SophiA, que permite a consulta on-line ao acervo e ao cadastro do usuário, para verificação pessoal de datas de empréstimo, devolução e histórico destes, bem como renovações e reservas de material bibliográfico. O acesso pode ser feito pelo link disponível no menu Bibliotecas do Portal do IFSC.

Estudantes e servidores do IFSC também podem acessar gratuitamente a coleção completa de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio do portal Target GedWeb, que é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios com o qual a instituição tem contrato.

Há ainda a opção do Acervo Virtual, que permite o acesso à coleção de e-books da plataforma EBSCOhost, organização que representa vários editores científicos e que disponibiliza títulos para empréstimo (acesso temporário) e download total ou parcial das obras consultadas. A base possui obras de todas as áreas do conhecimento. Os links para acesso à plataforma e tutoriais também estão no menu Bibliotecas do Portal do IFSC.

Também é possível acessar o Portal de Periódicos da Capes em sua versão completa (com consulta a bases de dados e publicações com acesso restrito) em qualquer câmpus do IFSC ou remotamente, por meio do cadastro na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O acesso via CAFe é feito com o login e senha institucionais e deve indicar a instituição de vínculo do aluno ou servidor.

Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer os serviços virtuais, o Sistema de Bibliotecas Integradas investe na ampliação e renovação do acervo físico, realização de projetos e eventos de incentivo à leitura e dinamização da estrutura como espaços de encontro e criatividade, tornando os ambientes cada vez mais atrativos e acolhedores.

Na biblioteca do Câmpus Joinville, por exemplo, além de espaço para pesquisas, estudo em grupo e leitura, os usuários podem usufruir do ambiente para descanso nos confortáveis pufes, prática de jogos que trabalham a concentração, como quebra-cabeça e xadrez, e desenvolvimento de artes manuais. Atividades culturais, rodas de conversa e iniciativas que visam ao estímulo da leitura também são bem-vindas na nova biblioteca, inaugurada em outubro do ano passado.

Atualmente, a biblioteca do Câmpus Joinville tem 10.049 exemplares de 4.610 títulos em seu acervo. Destes, 911 livros, de 659 títulos, são de literatura.

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL