Inscrições para cursos técnicos em Meio Ambiente, Edificações e Eletrotécnica começam na próxima sexta (1º)

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 29 out 2019 17:58 Data de Atualização: 06 out 2020 12:33

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abre nesta sexta-feira (1º) o período de inscrições para os cursos técnicos gratuitos para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio em outra instituição. O Câmpus Criciúma oferece três cursos: Eletrotécnica, Edificações e Meio Ambiente, todos com início no primeiro semestre de 2020. As inscrições vão até o dia 2 de dezembro. A seleção é feita por sorteio público.

Os cursos de Edificações e Eletrotécnica são da modalidade subsequente, ou seja, são destinados a quem já concluiu o ensino médio. Já o curso técnico em Meio Ambiente é concomitante ao ensino médio. Para cursar, o estudante deve ter concluído o primeiro ano do ensino médio até a data da matrícula. Os três cursos são noturnos e tem duração de quatro semestres.

O técnico em Edificações atua no desenvolvimento e execução de projetos de edificações, de acordo com as normas técnicas de segurança e a legislação específica. Esse profissional atua também no planejamento e elaboração de orçamento de obras e auxilia no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Pode orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Para saber mais, acesse o Guia de Cursos.

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Também participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura residenciais, comerciais e industriais. O profissional dessa área também participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações, instalações elétricas e sinalização de segurança. Além disso, o técnico em Eletrotécnica também aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Para saber mais, acesse o Guia de Cursos.

O técnico em Meio Ambiente é o profissional capaz de interferir nas relações entre os seres humanos e todos os demais elementos que compõem a natureza. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Além disso, auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; coleta e interpreta informações e dados ambientais; opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos, entre outras atividades. Pode atuar também na identificação das intervenções ambientais, análise das suas consequências e execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos. Para saber mais, acesse o Guia de Cursos.

ESTUDE NO IFSC