O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Candidatos à direção-geral debatem propostas para gestão do Câmpus Joinville

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 30 out 2019 21:47 Data de Atualização: 06 out 2020 14:09

Os planos de trabalho dos dois candidatos à direção-geral do Câmpus Joinville para os próximos quatro anos foram discutidos nos três debates realizados pela comissão eleitoral local nesta semana, na terça (29), à tarde e à noite, e na manhã desta quarta-feira (30), no Ginásio Esportivo. Os candidatos Luís Mariano Nodari (Nodari) e Maick da Silveira Viana (Professor Maick) também apresentaram suas equipes de gestão que ajudarão no cumprimento do mandato de 2020 a 2024.

Os debates foram compostos por quatro blocos. No primeiro, os candidatos fizeram sua apresentação e da equipe e reforçaram suas principais propostas de campanha, com destaque para o fortalecimento do câmpus e necessidade de expansão. Os dois também reafirmaram seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Por ordem estipulada em sorteio, Professor Maick abriu o primeiro debate. Natural de Florianópolis, professor Maick morou em Criciúma durante a infância e juventude e retornou à capital para cursar a faculdade. É licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde também cursou mestrado e doutorado. Sua atuação profissional sempre se deu em instituições de ensino. É professor do IFSC, no Câmpus Joinville, desde 2014 e, atualmente é diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Na sequência, foi a vez do candidato Nodari se apresentar. Técnico em Eletrônica e em Mecânica Geral e Ajustagem, Nodari é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Passo Fundo e tem mestrado em Engenharia Elétrica na Udesc, em Automação de Sistemas. Antes de ingressar no IFSC, trabalhou como engenheiro eletricista, coordenador técnico, gerente industrial e professor no Senai e na Udesc. No Câmpus Joinville, é professor nos cursos técnicos em Eletroeletrônica e no superior de Engenharia Elétrica.

Clique aqui para saber mais sobre os candidatos.

Questionamentos

No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas entre si em duas rodadas para cada debate, totalizando seis questões por candidato, com direito à réplica por parte do questionador e tréplica para o indagado.

Nodari questionou Professor Maick sobre propostas idênticas nas duas campanhas (a atual e a anterior), desistência da concessão da rádio educativa, atendimento noturno à comunidade estudantil, busca de verbas extraorçamentárias para projetos de expansão do câmpus, propostas de campanha não cumpridas na gestão atual e estacionamento de bicicletas e motocicletas.

Professor Maick questionou Nodari sobre continuidade de editais internos do câmpus - como o de sustentabilidade e o cultural esportivo, propostas de lazer e qualidade de vida, atendimento ao aluno nos setores de ensino, sistema de ingresso (sorteio e inclusão social), distribuição de verbas de investimento e ações que visem à sustentabilidade e qualidade de vida.

Perguntas do público

O terceiro bloco foi destinado às perguntas da plenária depositadas nas urnas deixadas desde o início da campanha, no dia 15 de outubro, no espaço da cantina. Em cada debate, foram sorteadas seis questões, duas perguntas por segmento que compõe o colégio eleitoral do IFSC (estudantes, professores e técnico-administrativos). Os dois candidatos tiveram que responder todas as perguntas.

No debate de terça-feira à tarde, as perguntas dos alunos foram sobre o atendimento da direção no período noturno e inserção no mercado de trabalho. Os professores questionaram sobre distribuição do orçamento, se pelo Plano Anual de Trabalho (PAT) ou com autonomia de gerenciamento pelas áreas, e melhoria da infraestrutura do câmpus para melhorar a qualidade de vida dos estudantes. As perguntas sorteadas do segmento técnico-administrativo foram sobre fluxos administrativos e acadêmicos e demandas do Registro Acadêmico e uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

No segundo debate, na noite de terça-feira, as perguntas sorteadas do segmento discente estavam relacionadas ao projeto Future-se e à ampliação de cursos de graduação e pós-graduação. Da parte docente, as questões diziam respeito à política de uso dos espaços físicos e contratos de terceirizados. Da urna referente ao segmento dos técnico-administrativos, foram sorteadas perguntas sobre a melhoria da comunicação entre os setores e propostas de ampliação do câmpus e possibilidade de um câmpus avançado.

Na manhã desta quarta-feira, no terceiro debate da série, os candidatos responderam as indagações dos alunos sobre atendimento da direção no período noturno e melhoria da divulgação do IFSC para a comunidade externa; as perguntas dos professores sobre as propostas de redução da evasão escolar e tratativas para um possível câmpus avançado; e os questionamentos dos técnico-administrativos referentes à continuidade do contrato terceirizado do serviço de recepção do câmpus e às necessidades da Secretaria e Registro Acadêmico.

Em cada um dos três debates, o quarto e último bloco foi destinado às considerações finais, em que cada candidato teve direito a cinco minutos de fala para reforçar suas propostas e pedir voto. A votação será no dia 13 de novembro, das 9h às 21h.

Podem votar todos os servidores do quadro ativo permanente (efetivos) e estudantes de cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância.

Clique aqui para acessar o plano de gestão do candidato Luís Mariano Nodari (Nodari).

Clique aqui para acessar o plano de gestão do candidato Maick da Silveira Viana (Professor Maick).

Eleições para reitoria

Vale lembrar que a eleição do dia 13 também será para a reitoria do IFSC. Concorrem ao cargo de reitor(a) quatro candidatos: André Dala Possa, Consuelo Aparecida Sielski Santos, Marco Antônio Vezzani e Maurício Gariba Júnior. Por ter mais de dois candidatos, a eleição para a reitoria pode ter segundo turno, marcado para dia 5 de dezembro.

Clique aqui para saber como foi o primeiro debate entre os candidatos à reitoria, realizado no dia 23 de outubro no Câmpus Lages, com transmissão online pela Diretoria de Comunicação do IFSC no YouTube. O próximo debate entre candidatos a reitor será no dia 6 de novembro.

As informações do processo eleitoral estão disponíveis na página das Eleições 2019 do IFSC. Dúvidas devem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral Central pelo e-mail comissao.eleitoral@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.