SNCT no Câmpus Garopaba teve palestras, feiras, oficinas e apresentações musicais

SNCT Data de Publicação: 04 nov 2019 15:26 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:08
O Câmpus Garopaba realizou de 21 a 25 de setembro atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A SNCT no Câmpus Garopaba começou com uma palestra do shaper (pessoa que constroi pranchas de surfe) lagunense e entusiasta pela preservação do meio ambiente Mário Ferminio, que é idealizador de um projeto inédito no mundo sobre fabricação de pranchas laminadas com resina vegetal.

No dia seguinte, começaram duas feiras. A Feira de Ciência e Tecnologia teve como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e de iniciação à ciência e tecnologia nas diversas áreas do conhecimento humano por estudantes. Ela ocorreu até o dia 23, de manhã e à tarde, no hall do câmpus, e foi aberta à visitação pública.

Já a Feira de Produtos de Artesanato do Programa Mulheres Sim, organizada, por professores e alunas do curso de qualificação (FIC) em Educação e Gênero, ocorreu de 22 a 24 de outubro.

Oficinas

Duas oficinas foram realizadas na SNCT do Câmpus Garopaba. Em uma delas, no dia 23, o tema foi "O Jogo da Vida Marinha", um material pedagógico que busca utilizar o universo lúdico como ferramenta propulsora do estudo sobre o ecossistema marinho. Por meio de um tabuleiro gigante disposto no chão, o jogador faz o papel de peão e transita pelas “casas” das praias da região de Garopaba e Imbituba, ultrapassando obstáculos que desafiam seus conhecimentos sobre biodiversidade, ecologia, oceanologia e impactos ambientais.

Já na oficina "Vamos fanzinar?", que incluiu exposição de fanzines, foi vinculada a um projeto de ensino e pesquisa do câmpus ("Fanzinando Ideias"), da professora Luana de Gusmão Silveira com bolsistas Chaiane Souza, Paula Mari e Gabriel Campos.

Olimpíadas e apresentações musicais

Os estudantes do curso técnico em Informática do câmpus participaram no dia 23 da Olimpída de Programação, um desafio visando estimular os alunos na área de programação. No total, 33 estudantes participaram.

A SNCT do Câmpus Garopaba também teve apresentações musicais, com as bandas Black Pizza (que havia se apresentado no último Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC), The Teachers (formada por professores do câmpus) e Terzo (formada por alunos do curso técnico em Informática).

Encerramento

A palestra de encerramento da SNCT do Câmpus Garopaba, no dia 25, teve como tema "Abelhas Nativas" e foi ministrada por Miguelangelo Ziegler Arboitte, professor do Câmpus Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC), que apresentou, na ocasião, uma colmeia com abelhas sem ferrão.

SNCT CÂMPUS GAROPABA