Câmpus Criciúma realiza evento sobre permanência das pessoas com deficiência na escola

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 07 nov 2019 15:29 Data de Atualização: 07 nov 2019 15:41

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou nesta quarta (6) um ciclo de debates sobre a inclusão das pessoas com deficiência na escola, em especial na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. A atividade foi realizada pelo Grupo de Pesquisa em Evasão e Tecnologias Educacionais (GETEC) em parceria com a Comissão de Direitos Humanos do Câmpus Criciúma. Estiveram presentes estudantes e servidores do IFSC, além de representantes de escolas da região.

Participaram do debate os professores Rogério Teles (IFMA) e Gabriel Bertozzi (IFSC). Rogério é doutor em Química Orgânica (UFPB), professor do Câmpus São Luís/Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão e coordenador do curso de Licenciatura em Química. Gabriel é doutorando em Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG e professor de educação especial do Instituto Federal de Santa Catarina (ISFC).

Pela manhã, Rogério e Gabriel participaram do painel “Preocupações Institucionais com a Pessoa com Deficiência na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT)”. À tarde, Rogério fez uma palestra sobre “Direito à Permanência da Pessoa com Deficiência”. Também foi realizada uma sessão de cinema com o tema “Os Direitos Humanos e as Pessoas com Deficiência”.

Foi a segunda edição do Colóquio de Pesquisa em Evasão Escolar. A atividade foi proposta pelo Grupo de Pesquisa em Evasão e Tecnologias Educacionais (GETEC), que se originou do Núcleo de Permanência e Êxito (Nupe) do Câmpus Criciúma. Com a criação da Comissão Local de Permanência e Êxito, em 2018, o Nupe migrou para o grupo de pesquisa, que atua com duas linhas: Educação Profissional, inserção no mundo do trabalho e evasão escolar e Avaliação e proposição de tecnologias em processos educacionais.

O objetivo do Colóquio foi promover a permanência e o êxito dos estudantes do IFSC, a partir de uma formação continuada de docentes e técnicos da instituição para o enfrentamento da evasão e retenção, dentro dos objetivos do Plano Local de Permanência e Êxito. O diálogo também contará com a participação dos estudantes do curso de Licenciatura em Química e é aberto à comunidade externa.

A íntegra do painel de abertura pode ser assistida na página do Câmpus no Facebook.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS