Pular para o conteúdo

Notícias

Eleições do IFSC serão nesta quarta; confira as orientações para votação

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 12 nov 2019 12:14 Data de Atualização: 12 nov 2019 12:31

Nesta quarta-feira (13), alunos e servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irão às urnas para escolher o novo reitor e, em 21 câmpus, os próximos diretores-gerais, para a gestão 2020-2024. O processo de consulta eleitoral será por meio de votação secreta, presencial, facultativa e em um único candidato para cada cargo. É o maior processo eleitoral da história do IFSC.

Para a reitoria, são quatro candidatos: André Dala Possa (André), Consuelo Aparecida Sielski Santos (Consuelo), Marco Antônio Vezzani (Vezzani) e Maurício Gariba Júnior (Gariba). No Câmpus Joinville, dois candidatos concorrem à direção-geral: Luís Mariano Nodari (Nodari) e Maick da Silveira Viana (Professor Maick).

Confira as orientações da Comissão Eleitoral Local para a votação no Câmpus Joinville:

- O pleito ocorre neste dia 13 de novembro, das 9h às 21h.

- A votação será em urna eletrônica.

- As urnas para votação dos alunos estarão disponíveis no Auditório – Sala 323.

- As urnas para votação dos servidores estarão disponíveis na Sala 222.

- Para votar, alunos e servidores deverão apresentar documento oficial com foto, como RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho e passaporte. No âmbito do IFSC a carteirinha de estudante emitida pelo IFSC e o crachá dos servidores também são considerados documentos oficiais.

- As turmas serão convidadas a votar pela Comissão Eleitoral Local a partir de uma escala elaborada a fim de evitar aglomerações e/ou perda excessiva de aula pelos discentes.

Sobre as eleições no IFSC

Conforme decreto nº 6.986/2009, a classificação dos candidatos é feita de acordo com o peso de cada segmento, sendo 1/3 para docentes, 1/3 para técnicos administrativos e 1/3 para alunos. Para efeito de classificação, não serão considerados válidos os votos brancos e nulos. Será considerado eleito em primeiro turno, no dia 13, o candidato que, ao final deste turno, apresentar índice de votação superior ao somatório dos demais candidatos.

Pela primeira vez, poderá haver segundo turno para reitoria e em câmpus com mais de dois candidatos à direção, caso não haja candidatura que apresente índice de votação superior ao somatório dos demais candidatos no primeiro turno. Caso seja necessário, o segundo turno será no dia 5 de dezembro.

As informações do processo eleitoral estão disponíveis na página das Eleições 2019 do IFSC. Dúvidas devem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral Central pelo e-mail comissao.eleitoral@ifsc.edu.br.

Cronograma

- Eleição 1º turno: 13 de novembro

- Divulgação dos resultados: 14 de novembro

- Período da campanha 2º turno: 20 de novembro a 29 de novembro

- Eleição 2º turno: 5 de dezembro

- Divulgação dos resultados: 6 de dezembro

- Homologação dos resultados no Conselho Superior: 16 de dezembro

- Data provável da posse: 20 de abril de 2020

Leia também:

Eleições IFSC 2019: Conheça as propostas dos candidatos à direção do Câmpus Joinville

Candidatos à direção-geral debatem propostas para gestão do Câmpus Joinville

Conheça os candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL