Alunos de Chapecó e Xanxerê serão premiados na Olimpíada Regional de Matemática

ENSINO Data de Publicação: 27 nov 2019 18:10 Data de Atualização: 06 out 2020 12:23

Cinco alunos, dos câmpus Chapecó e Xanxerê, participam, nesta sexta-feira (29), da cerimônia de premiação da Olimpíada Regional de Matemática, a ORM, organizada pela Unochapecó. Eles irão receber três medalhas (uma de ouro e duas de prata) e ainda duas menções honrosas por seus resultados na competição.

A ORM é realizada anualmente e tem a participação de escolas do Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. É dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No caso dos estudantes do IFSC, a participação ocorre no nível III, que agrupa os alunos matriculados em qualquer série do ensino médio.

Este foi o primeiro ano que alunos do IFSC participaram da olimpíada e foram desafiados por meio de seis questões discursivas. Para a professora de Matemática do Câmpus Xanxerê, Rosangela Ramon, a participação em Olimpíadas de Matemática estimula os estudantes a buscarem conhecimentos além dos apresentados em aula. É uma das maneiras de despertar a criatividade, o pensamento investigativo e o gosto pelo estudo, além de identificar jovens talentos e desenvolver o raciocínio lógico. “Eles se sentem motivados com os problemas olímpicos, pois não é questão de sorte, mas resultado de muito esforço, dedicação e horas de estudo”, ressalta.

A professora ainda conta que os estudantes são incentivados pelos professores do IFSC a resolver problemas desafiadores e a participar em olimpíadas de conhecimento de uma forma geral. “Não apenas em matemática, mas em outras áreas como física, química, biologia, geografia, história, etc. De forma geral, estamos atingindo bons resultados. E, além disso, quando os estudantes se reúnem para estudar, a ajuda mutua, o respeito e a troca de experiência enriquecem os laços de amizade. E esses valores são para a vida toda”, frisa a professora.

Um dos alunos que costuma participar com frequência de competições escolares é o aluno Bruno Alcebíades Vaz, do Câmus Chapecó. O estudante do técnico em informática integrado ao ensino médio receberá, desta vez, menção honrosa na ORM. Mas já conquistou menção honrosa ou medalhas de ouro, prata e bronze em diversas outras olimpíadas de Matemática, Química, Física e até Astronomia e Astronáutica.

“Desde a infância sempre gostei de acompanhar a corrida espacial e isso foi chamando minha atenção para essas disciplinas Exatas, que tenho facilidade. Também recebo muito incentivo da escola e dos professores para participar das competições. Isso tem me trazido ainda mais facilidade nos conteúdos e com certeza tem me preparado para vários desafios, entre eles para o vestibular”, afirma Bruno.

Resultado ORM - IFSC (Nível III - Ensino Médio):

Medalha de Ouro:
Jonas Fontanella Moroso – estudante do Técnico Integrado em Informática, em Xanxerê

Medalha de prata:
Dante Hisamitsu Satake Neto - estudante do Técnico Integrado em Informática, em Xanxerê
Gabriel Sampaio - estudante do Técnico Integrado em Alimentos, em Xanxerê

Menção honrosa:
Bruno Alcebíades Vaz - estudante do Técnico Integrado em Informática, em Chapecó
Alan Antônio Bonetti – estudante do Técnico Integrado em Informática, em Chapecó

ENSINO ESTUDE NO IFSC CÂMPUS XANXERÊ CÂMPUS CHAPECÓ NEWS