Seminário discute projetos institucionais de iniciação à docência

EVENTOS Data de Publicação: 30 nov 2019 17:30 Data de Atualização: 29 nov 2019 11:47

Refletir e compartilhar práticas de iniciação à docência realizadas nos cursos de licenciatura do IFSC foram os objetivos principais do 1º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do Instituto, 5º Encontro do Pibid e 1º Encontro de Residência Pedagógica (RP), que aconteceu sexta-feira (29), no auditório da Reitoria.

O evento, organizado pela Pró-reitoria de Ensino, oportunizou o debate sobre projetos institucionais do Pibid (Programa Institucinal de Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica (RP), bem como atividades desenvolvidas pelos professores e estudantes dos cursos de licenciatura relacionadas à prática como componente curricular e aos estágios curriculares obrigatórios.

Alunos dos cursos de Licenciatura do IFSC e docentes marcaram presença e conferiram a palestra de abertura sobre a Base Nacional Curricular Comum e suas implicações para a educação básica, com a pesquisadora, secretária Executiva do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, e doutoranda da USP, Letícia Vieira". Para ela, deve haver equilíbrio entre a formação técnica profissional e a formação humana. Letícia abordou os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, além das competências e habilidades necessárias para educação. A pesquisadora chama atenção ainda para o grande número de municípios catarinenses com apenas uma escola de ensino médio, o que pode contribuir de certa forma para a injustiça social.

Marinês Domingues Cordeiro, doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, ficou responsável pela palestra de encerramento do evento, com o tema Mulheres e ciência.

A programação do seminário contou também com a mostra de experimentos e atividades pedagógicas, com o intuito de promover a troca de experiências e a divulgação de práticas de ensino desenvolvidas nos cursos de licenciatura e formação docente do IFSC. Pela manhã, aconteceu a Mesa de socialização das atividades do Pibid e RP de Criciúma, Jaraguá do Sul e Araranguá.

EVENTOS NEWS