Estudantes e professores do Câmpus São José publicam sete artigos em revista espanhola

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 22 nov 2019 16:37 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:28

Sete artigos escritos por professores e estudantes do curso de licenciatura em Química do Câmpus São José compõem a última edição da Revista Eletrônica de Investigação e Docência (Reid) da Universidade de Jaén, da Espanha. Inteiramente dedicada ao tema “Complexidade, transdisciplinaridade e projetos criativos ecoformadores”, a publicação foi lançada em outubro como edição especial e está disponível na internet.

Os artigos são resultado dos quatro estágios supervisionados realizados ao longo do curso de Química do Câmpus São José. No último deles, os estudantes devem socializar suas experiências por meio de artigos e foi daí que surgiram os textos publicados na Reid. A coordenadora do curso, Paula Alves de Aguiar, conta que o grupo ficou sabendo que a revista iria dedicar uma edição aos projetos criativos ecoformadores (PCE), uma metodologia usada no curso do IFSC. “Pensamos: por que não aprofundar, então, os trabalhos que esses alunos já vinham desenvolvendo e desenvolveriam no estágio IV em forma de artigo?”, comenta.

Dois dos artigos têm cunho mais explicativo sobre a organização do estágio no curso de Química e os demais relatam as experiências desenvolvidas nos estágios. Paula destaca que os projetos foram desenvolvidos a partir da realidade de cada escola onde os estudantes estagiaram e ajudaram na formação dos alunos e também na modificação da realidade das instituições que receberam os alunos do IFSC. “Essa experiência foi muito rica”, afirma. A turma que teve seus artigos publicados foi a primeira do curso de Química a realizar os quatro estágios supervisionados.

A revista eletrônica Reid é publicada desde 2007 e é mantida por um grupo de pesquisa do Departamento de Pedagogia da Universidade de Jaén. “A relevância dessa publicação é grande tanto para o curso como para os estudantes, que têm a oportunidade de já sair da licenciatura com um artigo publicado em revista internacional, que tem um Qualis [classificação das publicações científicas feita pela Capes] bom e tanto para o [currículo] Lattes como para a formação deles é importante”, explica a coordenadora.

Veja abaixo os artigos, que estão em português, com links direto para eles.

Cativar os(as) alunos(as) por meio de projetos criativos ecoformadores: uma nova perspectiva para o ensino de química (Bruna Savedra Santana, Franciele Drews, Paula Alves de Aguiar)

Estágio supervisionado: projetos criativos ecoformadores na formação inicial de professores/as de química (Mariana Schneider, Paula Alves de Aguiar, Franciele Drews)

Análise de conservantes em produtos cárneos: uma proposta para ecoformação de técnicos em química (Heitor Daguer e Jacson Nascimento dos Santos)

Polímeros Plásticos aplicados à Construção Civil: um projeto de Ensino de Química voltado à formação para Cidadania (Fernando Elias Guckert e Franciele Drews de Souza)