Estudantes fazem pinturas com a técnica da aquarela com café

ENSINO Data de Publicação: 09 dez 2019 19:42 Data de Atualização: 03 jul 2020 18:47

“Vai um cafezinho aí?” é sempre um ótimo convite, mas, no caso de uma iniciativa do Câmpus Palhoça Bilíngue, o convite não é para degustar da bebida, mas obras de arte. Orientados pela professora Daniela Almeida Moreira, estudantes do curso técnico integrado em Comunicação Visual e da licenciatura em Pedagogia Bilíngue experimentaram na disciplina de Desenho a técnica da aquarela com café.

As obras produzidas pelos alunos tiveram como tema o conceito de desigualdade e, por terem sido produzidas, no mês da Consciência Negra (novembro), tiveram como tema a reprodução de imagens de personalidades negras. “Os alunos elaboraram a aquarela artesanal e realizaram o exercício do desenho e pintura a partir de referências”, conta a professora, que organizou uma exposição no câmpus com os trabalhos.

A escolha pelo café tem também relação com o mês da Consciência Negra, já que a produção cafeeira foi um dos pilares da economia brasileira nos anos que antecederam o fim da escravidão no país.

Desde outubro deste ano, Daniela passou a ensinar a técnica em encontros semanais nos quais os alunos estudavam e praticavam esse método de pintura. “É necessário conhecer como fazer a aguada e a sobreposição das camadas. A sobreposição das camadas com o pigmento do café funciona diferente da aquarela”, explica. Essa diferença está principalmente no fato de que, com o café, as camadas não se sobrepõem com facilidade.

Conheça mais sobre essa iniciativa no blog da professora Daniela Almeida Moreira.

ENSINO CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE