Projeto integrador resulta em sistema de captação de água da chuva para o Câmpus São José

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 17 dez 2019 16:52 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:30

O Câmpus São José passa a ter um sistema de captação da água da chuva, que pode ser usada em atividades como limpeza e rega de plantas, graças a um projeto desenvolvido por estudantes do curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização. A partir de um projeto integrador (PI), eles desenvolveram pesquisas para descobrir informações como o consumo e gasto de água do câmpus, o índice pluviométrico da região metropolitana de Florianópolis e o volume de água precipitada sobre a área coberta do câmpus.

A partir dessas pesquisas, desenvolveram diversos projetos de sistemas de coleta e armazenamento da água da chuva no câmpus. Ao longo do processo também construíram um jornal de divulgação das atividades, envolvendo a disciplina de português.

Um desses projetos foi escolhido e apresentado à Direção Geral do câmpus para se avaliar a possibilidade de sua implantação. A iniciativa foi submetida como projeto de extensão e contemplada com recurso do câmpus para compra de materiais para a instalação física do sistema.

Os estudantes e o professor Manuel Sebastián Rebollo Couto, orientador do projeto, produziram um vídeo sobre a elaboração do sistema, que está disponível no canal do IFSC no YouTube e pode ser assistido abaixo.

CÂMPUS SÃO JOSÉ INSTITUCIONAL