IFSC recebe repasse de R$ 1,5 milhão para investimento em cursos Proeja

ENSINO Data de Publicação: 18 dez 2019 14:46 Data de Atualização: 18 dez 2019 14:59

O Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 16 milhões para investimentos em cursos de educação de jovens e adultos em dez Institutos Federais: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No caso do IFSC, o repasse é de R$ 1,519 milhão, montante que será investido na capacitação de servidores e ampliação da oferta de cursos Proeja - nos quais o estudante conclui o ensino fundamental ou médio e recebe também qualificação profissional ou formação técnica.

A iniciativa faz parte de projeto piloto conjunto das secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Entre os critérios para a escolha das instituições a serem contempladas com a verba, estavam o número da oferta de vagas, a eficiência acadêmica (relação entre taxa de evasão, retenção e conclusão) e a menor taxa de evasão.

A Diretoria de Ensino do IFSC já estruturou um projeto para a aplicação dos recursos com a realização de uma série de ações que visam capacitar servidores, promover parcerias com os municípios para viabilizar maior oferta de cursos de educação de jovens e adultos no ensino fundamental, desenvolver novos projetos pedagógicos de cursos e elaborar estratégias de monitoramento da permanência dos alunos, entre outras. Atualmente, o IFSC tem em atividade 18 turmas de educação de jovens e adultos em 13 câmpus.

ENSINO NEWS