O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Trabalhos de conclusão de curso fazem análises de processos de empresas locais e propõem melhorias

ENSINO Data de Publicação: 06 jan 2020 08:11 Data de Atualização: 06 jan 2020 08:25

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Câmpus Gaspar tem na curricularização da extensão um de seus eixos principais. Ao longo de todo o curso, os alunos são envolvidos em pesquisas que trazem demandas dos arranjos produtivos locais e isso se reflete também nos trabalhos de conclusão de curso em que a maior parte das pesquisas estão relacionadas à melhoria de processos de empresas da região.

A partir da disciplina de “Gestão de qualidade”, a formanda Deyse dos Santos começou a pensar em formas de implementar a metodologia 5S no laboratório municipal de saúde de Blumenau onde é servidora. O trabalho realizado ao longo de 2019 virou o tema de seu tcc. “O laboratório tem 9 funcionários e o retorno deles é que os processos melhoraram muito após a implementação do 5S. A organização foi um dos aspectos mais citados, agora cada item tem um lugar definido na prateleira, isso permitiu que nós tivéssemos um melhor controle do estoque. Ainda não apresentamos os resultados da pesquisa para a prefeitura, mas eles já demonstraram interesse em implementar o 5S em outros órgãos municipais.”

Milena Fronza também resolveu fazer um estudo de caso no cartório civil onde trabalha. Ela entrevistou os 13 funcionários, analisou manuais internos e fez observação dos processos tendo como norte de seu trabalho as teorias de estrategizing, que pensam a estratégia como prática e são baseadas em três pilares: prática, práxis e praticantes. “O estrategizing é um método novo que passou a ganhar mais destaque a partir dos anos 2000. Nessa proposta, a estratégia é pensada com foco nas pessoas, não nos bens materiais que a empresa possui. Porque não adianta ter os melhores equipamentos, se os funcionários não estão integrados aos processos. Após a análise dos dados, verifiquei que o mapeamento do fluxo e um check-list de documentos poderiam melhorar os processos, o que evitariam retrabalhos.”

O formando Elton Cordeiro resolveu analisar os índices financeiros e econômicos, dentre eles o de liquidez, o de endividamento e o de rentabilidade, da empresa em que trabalha. Ele ainda estudou as decisões tomadas pela empresa que influenciaram nos resultados econômicos e financeiros. “Eu trabalho como coordenador financeiro da empresa e resolvi aprofundar meus estudos em contabilidade gerencial porque penso em abrir uma empresa de consultoria financeira.”

A formanda Maiara Bona fez a análise contábil de uma empresa têxtil de Santa Catarina. Ela usou como base para a pesquisa os dados do balanço financeiro que estão disponíveis no site da marca. “Era uma das empresas mais expressivas do ramo têxtil, mas que está em recuperação judicial. O que observei é que as dívidas comprometem a receita, cerca de 80% delas vencem no presente exercício. Minhas sugestões seriam a diminuição do estoque de produtos acabados, renegociação das dívidas, realização de análises financeiras e plano de estruturação. Eu sempre quis trabalhar na área contábil e resolvi fazer o tcc sobre esse tema porque queria ter experiência para um dia conseguir um emprego nesse setor.”

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.