Professores retornam ao trabalho e participam de semana pedagógica

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 05 fev 2020 10:57 Data de Atualização: 05 fev 2020 11:50

A semana de 03 a 07 de fevereiro será de palestras, cursos de formação e de planejamento das atividades letivas para o primeiro semestre de 2020, que se inicia no dia 10. Na abertura da semana, a atual gestão fez um balanço das atividades ao longo de 2019 e do que está previsto para execução neste ano. A chefe do Departamento de Administração do Câmpus Itajaí, Patrícia Leite, lembrou que em 2019 foram empenhados R$ 1,7 milhão em custeio e que a execução desses recursos será feita até maio, sendo que, parte desse recurso, será utilizado para a pintura do átrio e da área externa do Câmpus.

Palestras

A palestra de abertura foi sobre empatia com a jornalista Vanessa Bencz. Ela falou de sua experiência enquanto estudante, das dificuldades que enfrentou até que foi diagnosticada com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e do trabalho que vem realizando nas escolas em que aborda questões como bullying e empatia com os estudantes.

Outra convidada da semana foi a coordenadora do Núcleo de Educação Superior da Faculdade Senac de Jaraguá do Sul, Janaína Piekarzewicz. Em sua palestra ela falou sobre planejamento estratégico e educação profissional.

O auditor fiscal e estudante de psicologia Gerson Tavares também veio contribuir com a semana e falou sobre o sentido psicológico da vida e da importância de uma atitude resiliente diante dos problemas enfrentados.

Experiências exitosas em sala de aula

No período da tarde do dia 03, os professores estiveram reunidos para palestras e oficinas sobre experiências exitosas em sala de aula. O professor do curso de Eletroeletrônica Saimon Fagundes falou sobre ferramentas que têm utilizado para deixar as aulas mais práticas. “Eu trabalhei com os alunos projetos de instalação elétrica de acordo com o padrão da Celesc tendo como base uma planta industrial como se eles fossem entregar um produto para um cliente. Outra proposta foi fazer com que cada um analisasse as faturas de energia de suas casas e verificasse se seria vantajoso mudar para outra tarifa.”

A professora de Matemática Jéssica França ministrou uma oficina sobre Peer Grade, que é um sistema em que os alunos podem avaliar e corrigir trabalhos tendo como base um gabarito cadastrado pelo professor. “Eu utilizo esse sistema de duas formas nas minhas aulas. Em um primeiro modelo, os alunos antes de fazerem a entrega dos trabalhos para mim, os cadastram nesse sistema e os outros colegas ajudam a corrigir. O interessante é que ao corrigir o trabalho dos outros, os alunos identificam diferentes soluções para os problemas apresentados. Outra forma é para correção de listas de exercício.”

Brigada de incêndio e treinamento

Durante a semana pedagógica, os servidores tiveram ainda orientações sobre combate de incêndio com o Corpo de Bombeiros e sobre os procedimentos que devem ser feitos em caso de evacuação dos prédios. A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp) do Câmpus Itajaí destacou a importância da participação dos servidores na brigada de incêndio para que mais pessoas estejam previamente treinadas, organizadas e capacitadas para atuar em situações de emergência.

CÂMPUS ITAJAÍ