Pular para o conteúdo

Notícias

Estudantes desenvolvem aplicativo e jogo para receber calouros

ENSINO Data de Publicação: 20 fev 2020 08:09 Data de Atualização: 21 fev 2020 08:02

A chegada ao IFSC foi mais divertida e informativa para os calouros do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José. Eles foram recebidos por colegas da segunda fase que desenvolveram um aplicativo e idealizaram um jogo que os ajudou a conhecer melhor os espaços do câmpus.

O jogo foi chamado “Largados e Calouros” e funcionou no estilo “caça ao tesouro”. Vários QR Codes foram espalhados pelo câmpus e, para encontrá-los, os calouros, divididos em equipes, tiveram que desvendar pistas e enigmas por meio do aplicativo.

O aplicativo foi desenvolvido durante um mês, no final do ano passado, quando o grupo composto por Francine Andrade, Ingrid Fontela, Kauana Trento, Maria Luiza Lorentz e Rafael Mery trabalhou na sua elaboração durante a disciplina Projeto Integrador I. “Nossa proposta foi de utilizar esse jogo como uma forma dos calouros do curso pudessem conhecer o campus no primeiro dia de aula”, explica Rafael. Essa ideia surgiu porque eles mesmos, quando ingressaram no curso, tiveram dificuldade em localizar setores do câmpus, como orientação de turno, Coordenadoria Pedagógica, entre outros.   

A proposta inicial foi usar no jogo conteúdos das matérias da primeira fase do curso para gerar os enigmas para os calouros responderem. “Porém, a nossa proposta era para os calouros, então eles provavelmente não seriam capazes de responder esses enigmas. Daí surgiu a idéia de fazer um manual pro jogo, onde as respostas dos enigmas poderiam ser respondidas lendo o manual”, completa Rafael.

A professora Maria Cláudia de Almeida Castro conta que há a intenção de ampliar o aplicativo para recepção de calouros para outros cursos do IFSC ou outras instituições por meio de um projeto de extensão. 
 

 
ENSINO