Semana da Mulher tem programação especial no Câmpus São José

EVENTOS Data de Publicação: 02 mar 2020 09:53 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:34

A primeira semana de março terá uma programação no Câmpus São José voltada para debater e pŕomover a participação das mulheres na ciência, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8 de março. Serão quatro dias de palestras, oficinas e apresentações culturais com essa temática.

Duas das atividades da Semana da Mulher no Câmpus São José têm inscrições gratuitas e abertas. São a “Mostra de Mulheres”, voltada para atividades artístico-culturais, na quarta-feira, dia 4, às 8h30, e a oficina de programação com Micro:Bit, na sexta, às 13h30.

Confira a programação completa.

Apoio francês

Parte das atividades faz parte da iniciativa “Girls on the Move Week”, promovida pela organização francesa Elles Bougent com o objetivo de mostrar a mulheres jovens que estão planejando suas carreiras acadêmica e profissional a diversidade de oportunidades profissionais disponíveis nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A Elles Bougent apoia a realização de eventos em vários países (serão 41 em 2020, segundo o site da organização) e sete deles ocorrerão no Brasil, quatro dos quais no Câmpus São José do IFSC. Para receber apoio de divulgação e organização para essas atividades, as professoras Deise Monquelate Arndt e Evanaska Maria Barbosa Nogueira inscreveram as iniciativas em edital da instituição francesa no final de 2019. Diminuir barreiras para ingresso das mulheres na ciência e divulgar casos de sucesso são alguns dos objetivos dos eventos.

Aula magna

A programação especial desta semana no Câmpus São José começa com a aula magna do curso de licenciatura em Química na terça-feira, dia 3, com o tema “Mulheres na ciência”. O evento começa às 19h no auditório do câmpus, é aberto ao público e terá também apresentação de grupo de teatro formado por estudantes do curso técnico em Telecomunicações. O grupo Repense vai encenar uma peça que mostra as contribuições de cinco mulheres para a ciência.

Após a apresentação do grupo teatral Repense, ocorre a palestra da professora Marinês Domingues Cordeiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é licenciada em Física e possui mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

A coordenadora do curso de Química, Paula Alves de Aguiar, explica que o tema a aula magna foi escolhido para dar visibilidade ao trabalho das mulheres na ciência e principalmente na área de química. “Pesquisas mostram que a participação das mulheres ao longo da história não é destacada. Assim como na sociedade, a ciência também diferencia a participação dos cientistas pelo gênero. Quando as cientistas são citadas, normalmente ficam em posição de auxiliar, não como protagonistas”, comenta. O objetivo do debate, diz a professora, é contribuir com a desconstrução de estereótipos que são naturalizados na sociedade e valorizar o papel da mulher na ciência.

A programação da aula magna termina com apresentação de três trabalhos que envolvem o tema. Um deles é o trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante Bruna Savedra Santana, da licenciatura em Química, que debate a ainda pouca presença de mulheres nas ciências exatas e analisa os interesses profissionais de alunas do terceiro ano do ensino médio de uma escola de Palhoça. Os outros dois são projetos de estágio do curso. Depois da palestra e das apresentações dos trabalhos, haverá espaço para debates e perguntas do público.

Atividades de quarta a sexta

A primeira atividade da quarta-feira, dia 4, começa às 8h30, com a “Mostra de Mulheres”, no hall de entrada do câmpus. Haverá exposição de trabalhos como desenho e pintura e apresentações musicais e cênicas. As informações sobre como participar estão no link http://abre.ai/mostramulheres.

Ainda na quarta, a partir das 15h40, acontecem duas palestras no auditório. A professora Cristina Meinhardt, do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, vai falar sobre “Mulheres na computação e pensamento computacional”. Na sequência, a jornalista Ana Lavratti aborda o tema “Você, mulher, ainda melhor”.

Na quinta, dia 5, a psicóloga do câmpus Karla Garcia faz a mediação da roda de conversa “Mulheres em carreiras tipicamente masculinas”, às 13h30, no hall. A programação termina na sexta-feira, dia 6, com mais quatro eventos.

Às 8h30, o grupo teatral Repense faz nova apresentação, no auditório. Às 9h40, também no auditório, as professoras Elen Macedo Lobato e Maria Cláudia de Almeida Castro, do Câmpus São José, e a egressa do IFSC Claudinice Carla Bertotti, todas da área de Telecomunicações, falam sobre o tema “Minha trajetória até aqui”.

À tarde, às 13h30, na sala CAD3, ocorre a oficina de programação com Micro:Bit, gratuita e aberta exclusivamente para mulheres. O link para inscrição já está disponível.

A última atividade da Semana da Mulher no Câmpus São José é a exibição, às 20h, no hall do câmpus, do filme “Acorda, Raimundo… acorda!”, um curta-metragem de 1990 com os atores Eliane Giardini e Paulo Betti nos papeis principais. Nele, o personagem Raimundo (Betti) tem um sonho em que assume as tarefas domésticas (como limpar, cozinhar e preparar refeições) e é subserviente à esposa Marta (Giardini), a única da casa que sai para trabalhar. Durante o filme, Marta pratica violência física e psicológica contra o marido.