Pular para o conteúdo

Notícias

#IFSCemcasa: orientações sobre atividades não presenciais do Câmpus

ENSINO Data de Publicação: 23 mar 2020 10:35 Data de Atualização: 30 mar 2020 10:41

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) suspendeu as atividades presenciais até o dia 16 de abril, considerando o decreto de situação de emergência do Governo do Estado publicado em 17 de março, no contexto da pandemia do Coronavírus.

O calendário acadêmico, contudo, segue mantido, com as aulas continuando de forma não presencial.

No Câmpus Urupema, os docentes estão encaminhando materiais e atividades por meio do Sigaa, Moodle, e-mail ou outro canal de comunicação mais adequado ao desenvolvimento das atividades propostas. Atenção: o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) é o canal prioritário, no qual os alunos serão orientados como as atividades serão desenvolvidas neste período.

Veja no vídeo abaixo como utilizar o Sigaa:

É de fundamental importância que, neste período, você mantenha uma rotina de estudos. Não estamos em férias. Utilize seu horário de aula para estudar e desenvolver as atividades propostas pelos professores. Assim, você se manterá conectado ao IFSC e ao curso, aprendendo coisas novas e ocupando seu tempo e sua mente com boas notícias. 

A diretora do Câmpus Evelise Zinger ressalta o desafio do momento: "diante desta situação inédita que estamos vivendo, aqui no Câmpus Urupema estamos enfrentando ela como um desafio de poder se apropriar e familiarizar ainda mais com as ferramentas da EaD, sabendo da necessidade dela nos nossos cursos e das possibilidades que pode gerar, como ampliação das ofertas e aumento de matrículas para o nosso Câmpus". 

Segundo ela, a integração e a aproximação entre toda a comunidade interna, sejam das aulas não presenciais como também, da continuidade do serviço por meio do trabalho remoto até o momento tem se apresentado positiva. "Claro que considero cedo para avaliar de maneira mais profunda. A atuação institucional durante a pandemia tem que ser avaliada constantemente, estamos atentos a isso no coletivo, observando a efetividades das ações e novas adaptações que se façam necessárias", afirma.

Evelise ainda faz um pedido aos alunos: "pedimos aos nossos discentes que nos enviem feedbacks de como está a adaptação às aulas não presenciais, pois queremos garantir o sucesso das ações, e consequentemente a qualidade no aprendizado de todos".

Caso você não tenha computador, acesso à internet ou não tenha outras ferramentas necessárias para desenvolver as atividades indicadas pelo professor, não se preocupe. No retorno das atividades presenciais, serão avaliados todos os casos. De todo modo, é importante que você mantenha contato com a sua turma e seus professores, acompanhando o andamento das disciplinas.

Do mesmo modo, as aulas práticas serão repostas no retorno das atividades presenciais.

Em caso de dúvidas, primeiramente faça contato com seus professores pelo Sigaa.

Se precisar, faça contato com o coordenador do seu curso:

Coordenadoria do Curso de Tecnologia em Viticultura e Tecnologia
Coordenador: Jailson de Jesus
E-mail: jailson.jesus@ifsc.edu.br

Coordenadoria do Curso de Tecnologia em Alimentos
Coordenadora: Ana Carolina Moura de Sena Aquino
E-mail: ana.carolina@ifsc.edu.br

Coordenadoria do Curso Técnico em Administração
Coordenador: Tiago Henrique de Paula Alvarenga
E-mail: tiago.alvarenga@ifsc.edu.br

Coordenadoria do Curso Técnico em Agricultura
Coordenadora: Janice Regina Gmach Bortoli
E-mail: janice.regina@ifsc.edu.br

Coordenadoria de Cursos de Formação Inicial e Continua e Proeja
Coordenadora Raquel Franciscatti dos Reis
E-mail: raquel.franciscatti@ifsc.edu.br

Em caso de dificuldade de acesso ao Sigaa ou dúvidas sobre matrículas e solicitações de certificados, pode entrar em contato com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, email depe.urupema@ifsc.edu.br, com a Assessoria do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, e-mail fabio.spiazzi@ifsc.edu.br, com a Coordenadoria Pedagógica, e-mail camila.espindola@ifsc.edu.br, ou com Coordenadoria de Registro Acadêmico, email jefferson.dutra@ifsc.edu.br

Outro canal para contatar o IFSC é por meio de nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. 

Por fim, ressaltamos: fique em casa, cuide de você e de sua família. Esperamos você o mais breve possível para o retorno das atividades presenciais no IFSC.

ENSINO