Divulgados editais do Enem 2020 e as datas estão marcadas

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 31 mar 2020 15:54 Data de Atualização: 28 mai 2020 11:19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta terça-feira (31) os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta edição apresenta a novidade de duas opções de provas para os estudantes: o Enem impresso e o Enem digital, cujas provas serão aplicadas para o modo digital dias 11 e 18 de outubro, e para a modalidade impressa em 1 e 8 de novembro.

O Enem 2020 digital será aplicado em 60 municípios brasileiros, sendo disponibilizado um número já determinado pelo Inep de inscrições, conforme a localidade, para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Em Santa Catarina, Brusque terá à disposição 587 inscrições; Florianópolis, 647; Joinville, 581 e São José, 750. Se o município escolhido não tiver disponibilidade de vaga, o participante poderá optar por outro município ou pelo Enem 2020 impresso. Para o Enem em formato digital, não haverá disponibilização de recursos de acessibilidade.

O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 digital, conforme disponibilidade de vagas para o estado e o município selecionado, não poderá se inscrever na edição impressa e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.

Agenda

O cronograma de ambas modalidades (digital e impresso) é o mesmo, com exceção para aplicação da prova. Começa com o período destinado à justificativa de ausência no Enem 2019 e solicitação de isenção da taxa de inscrição. Estudantes, que obtiveram isenção no concurso do ano passado e que não compareceram às provas devem justificar essa ausência para poderem já solicitar a isenção para a edição 2020. O prazo para isso é de 6 a 17 de abril.

Aprovada ou não a solicitação de isenção da taxa, chega o momento de fazer a inscrição, somente via internet, de 11 a 22 de maio, sendo que o pagamento da taxa, no valor de R$ 85,00, pode ser realizado até o dia 28 de maio. Não esquecendo que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 digital não significa que a inscrição foi realizada. A solicitação de tratamento pelo Nome Social pode ser feita após a inscrição, de 25 a 29 de maio, e o resultado para esses pedidos será divulgado em 5 de junho próximo. E o pedido para Atendimento Especializado, esse válido somente para o modo impresso, deve ser feito no mesmo período de inscrição (11 a 22 de maio), estando o resultado previsto para o dia 29.

Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.

Provas

O Exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

As provas serão aplicadas com início às 13h30. No primeiro dia, serão testados conhecimentos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Neste dia, os candidatos terão 5h30 minutos para a sua realização. A prova de redação será realizada em formato impresso, mesmo para aqueles que optarem pela versão digital.

No segundo dia do Exame serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

O Inep ressalta para os estudantes a importância da leitura de ambos editais (impresso e digital) antes da realização da inscrição.

GOVERNO FEDERAL NEWS