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Comitê de Crises debate medidas e consequências do distanciamento social

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 31 mar 2020 18:36 Data de Atualização: 28 mai 2020 11:21

O Comitê Permanente de Gestão de Crises do IFSC reuniu-se nesta terça-feira (31 de março) para avaliar o cenário da pandemia e dar encaminhamento para temas pertinentes ao Conselho Superior (Consup) e ao Colégio de Dirigentes (Codir) - que têm reuniões convocadas para os dias 6 e 8 de abril, respectivamente. Por webconferência, os membros debateram a participação de representação estudantil no Comitê, revisaram o papel do grupo estratégico e conheceram uma síntese dos resultados da pesquisa de avaliação das medidas de enfrentamento, solicitada na reunião anterior e aplicada por formulário eletrônico até a noite de domingo (22).

Os participantes manifestaram preocupações que vêm sendo debatidas com a comunidade, especialmente em relação ao calendário acadêmico e aos prazos e critérios de matrícula e trancamento, inclusive para as primeiras fases dos cursos. Estes e outros temas foram encaminhados pela presidência do Comitê ao Codir e ao Consup. "Como envolve o Regulamento Didático Pedagógico, precisamos passar no Consup. Estamos sempre atentos às competências de cada instância", disse a reitora Maria Clara Kaschny Schneider. Outro ponto que será apreciado pelo Consup, na próxima segunda-feira, é a sugestão da participação de representantes discentes no acompanhamento das reuniões do Comitê de Crises, como convidados.

A reitora Maria Clara contextualizou a origem do comitê e esclareceu não se tratar de um órgão representativo, mas de um grupo de especialistas que é instalado de maneira provisória, exclusivamente em momentos de crise. A portaria de criação deste Comitê é de 2013 e foi atualizada agora no início do ano, considerando a posse de novos diretores-gerais de Câmpus. Portanto, seguindo o esclarecimento, não se tratam de representações de categorias que compõem a comunidade acadêmica do IFSC, mas de grupos estratégicos para a finalidade de conter a crise e minimizar prejuízos, resguardando a instituição, sua marca e, primordialmente, sua comunidade. Os documentos oficiais e outros conteúdos sobre a crise estão reunidos no hotsite -> www.ifsc.edu.br/covid-19.

Pesquisa

Foi apresentada uma síntese dos resultados da pesquisa de acompanhamento das medidas adotadas pelo IFSC durante o distanciamento social para enfrentamento da Covid-19. Ao todo, foram validadas 8.206 participações. Destas, 6.872 alunos, 422 técnicos e 857 professores. Outros 55 cidadãos, com perfis externos diversos, responderam ao questionário que tinha perguntas abertas (discursivas) e fechadas (de assinalar). Clique aqui e conheça a síntese apresentada no Comitê. Complementarmente, os diretores-gerais dos 22 câmpus e os gestores da Reitoria receberão extratos dos resultados da pesquisa para, em conjunto, decidirem estratégias que colaborem com a instituição no cenário de crise.

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