Colegiado do Câmpus Joinville emite nota oficial sobre não nomeação de reitor e diretores eleitos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 abr 2020 12:22 Data de Atualização: 24 abr 2020 16:09

Em reunião extraordinária por web conferência, nesta quarta-feira (22), o Colegiado do Câmpus Joinville aprovou a divulgação de nota oficial sobre a não nomeação do reitor e diretores-gerais eleitos no IFSC, em processo eleitoral realizado no final de 2019. Os novos gestores deveriam ser empossados nesta semana, mas a nomeação de reitor pro tempore pelo Ministério da Educação, nesta segunda-feira (20), surpreendeu a comunidade acadêmica. Vale lembrar que caberá ao novo reitor empossar os diretores de câmpus.

O mandato de reitora da professora Maria Clara Kaschny Schneider encerrou no sábado, 18 de abril. Nas eleições de 2019, o candidato eleito para reitor foi o professor Maurício Gariba Júnior. Participaram do pleito alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos 22 câmpus e da Reitoria, somando 8.270 votos.

Para o Câmpus Joinville, o diretor eleito foi o professor Maick da Silveira Viana, que também deveria assumir agora. Enquanto não sai a portaria de nomeação, professor Valter Vander de Oliveira permanece como diretor do câmpus.

A situação excepcional instalada no IFSC levou o Colegiado a incluir este ponto na pauta da reunião extraordinária convocada para definição do posicionamento do Câmpus Joinville acerca da manutenção do calendário acadêmico com atividades não presenciais a partir de 1º de maio. A decisão do Câmpus Joinville, pela manutenção parcial do calendário, e dos demais câmpus será levada à reunião do Conselho Superior (Consup), no dia 27 de abril, de onde sairá a decisão final do IFSC para todos os câmpus.

Antes, nesta quinta-feira (23), às 13h30, o Consup se reúne por webconferência para discutir a nomeação de reitor pro tempore. O Consup é o órgão máximo deliberativo do IFSC. A reunião extraordinária de hoje do Conselho Superior poderá ser acompanhada ao vivo no canal do IFSC no YouTube, a partir das 13h30, pelo link https://bit.ly/Consup230420.

Nota oficial

Leia a nota do Colegiado do Câmpus Joinville:

Nota Oficial

O Colegiado do Câmpus Joinville manifesta-se em defesa da democracia, pela nomeação imediata do Reitor e Diretores-gerais eleitos por meio de processo eleitoral legítimo.

Somos contra qualquer outra forma de indicação para o cargo de dirigente máximo do IFSC.

Atenciosamente,

Membros reunidos em 22 de abril de 2020