Pular para o conteúdo

Notícias

Nova direção assume o Câmpus Joinville

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 30 abr 2020 16:33 Data de Atualização: 30 abr 2020 16:52

Com a publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 30 de abril, o professor Maick da Silveira Viana é oficialmente o novo diretor-geral do Câmpus Joinville, para um mandato de quatro anos. Ele foi o candidato mais votado na eleição realizada no dia 13 de novembro de 2019, com a participação de alunos, professores e técnico-administrativos.

Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão na gestão 2016-2020, professor Maick assume a direção do Câmpus Joinville em substituição ao professor Valter Vander de Oliveira. Na última eleição, professor Valter compôs a chapa vencedora para a reitoria do IFSC, como indicado ao cargo de pró-reitor de Extensão e Relações Externas.

Para a nova gestão do câmpus, assumir a direção durante a pandemia de Covid-19 traz alguns desafios a mais. “A primeira preocupação é com a saúde da comunidade. A retomada das atividades presenciais deve ser muito bem discutida e planejada, pois a escola é naturalmente um espaço que proporciona o convívio coletivo de muitas pessoas, o que facilita a propagação do coronavírus. A outra preocupação é com o aprendizado dos estudantes durante o período de atividades não presenciais. É necessário analisar as diferentes situações dos estudantes para, retomadas as atividades presenciais, garantir que todos tenham possibilidades de acesso aos conhecimentos propostos nos currículos”, explica professor Maick.

Mesmo em meio à crise, a nova direção pretende, já no início do mandato, dar encaminhamento a propostas que foram apresentadas no plano de gestão durante a campanha eleitoral de 2019. “Além de dar andamento àquelas ações identificadas no plano como de curto prazo e possíveis de serem efetivadas mesmo com o trabalho não presencial, temos um desafio a mais que é a execução de orçamento adicional de custeio que estamos recebendo por meio de verbas parlamentares. Estes recursos foram viabilizados pela atuação junto a parlamentares da região nos últimos anos. Cabe agora o trabalho para que a verba seja bem aplicada em nossa instituição”, destaca o novo diretor.

A longo prazo, a expectativa é pelo fortalecimento da gestão democrática e do cumprimento da missão do IFSC. “Precisamos estar sempre norteados pela nossa missão institucional de ‘promover a inclusão e formar cidadãos...’. Apenas por meio de uma gestão democrática e transparente, o que se reflete em uma educação transformadora, nossa missão pode ser alcançada. A escola é feita por pessoas e para pessoas. Portanto, o trabalho é fundamentalmente coletivo”, enfatiza Maick, que ingressou no IFSC em 2014. Ele é professor de educação física, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde também cursou mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Nesta quinta, também foram publicadas as portarias de nomeação da professora Dayane Clock Luiz, como diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, e de designação de Simone dos Santos Hinsching, como assessora da Direção-Geral. A nova equipe conta ainda com Karin Fetter, como chefe do Departamento de Administração, e Geraldo Sales dos Reis, chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, que já estavam nos respectivos cargos.

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL