Projeto do Câmpus Florianópolis permite economia de mais de R$ 150 mil ao Hospital Universitário

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 30 abr 2020 18:07 Data de Atualização: 05 mai 2020 18:05

Um projeto do Departamento Acadêmico de Metal Mecânica (Damm) do Câmpus Florianópolis está permitindo que leitos com sistema de elevação de leitos automatizados do Hospital Universitário (HU) possam ser consertados gratuitamente, com economia de mais de R$ 150 mil.

A demanda surgiu em 2018. O professor do curso superior de Radiologia do IFSC Matheus Savi fazia parte da comissão de radioproteção do HU. O chefe de engenharia clínica do hospital, Léo Fabrício Pereira também faz parte do grupo e, numa conversa sobre as ações para redução de custos, Savi indicou que Pereira falasse com os professores da área de Mecânica do câmpus.

“Cada cama tem duas colunas que permitem a elevação e a inclinação. Cada duas engrenagens dessas que fabricamos podem atender um leito. Acontece muito problema porque essas engrenagens são, originalmente, de plástico, mas nós estamos fabricando de bronze agora, pois é um material com mais resistência”, explica Luiz Fernando Segalin de Andrade, professor que coordena o projeto.

De acordo com Pereira, a vida útil da peça original do sistema pode durar até mesmo um dia, conforme a utilização da cama, porém a média é de um a dois anos. O problema é que, apesar do desgaste ser na engrenagem, a empresa responsável pela cama não vende apenas a peça, somente a coluna toda, com valor atual aproximado de R$ 3,5 mil cada. Como o projeto foi aprovado em edital de extensão, o HU não pagará nada por cerca de 45 engrenagens, o que vai possibilitar o conserto de cerca de 30 leitos (nem todos precisam trocar as duas peças do sistema).

A primeira etapa do projeto, finalizada ano passado, contou com a participação dos servidores Giovani Câmara, técnico em Mecânica, e Jânio Rodrigues Lopes, professor atualmente aposentado. Todas as peças foram feitas nos laboratórios do Damm.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS EXTENSÃO NEWS