O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mestrado Profissional em Sistemas de Energia terá sua primeira defesa de dissertação

ENSINO Data de Publicação: 05 mai 2020 17:58 Data de Atualização: 05 mai 2020 18:04

Será nesta quinta, dia 7 de maio, a primeira defesa de dissertação do Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica (MPSEE) do Câmpus Florianópolis, feita por Pierry Moreno Reinaldo. O tema é o impacto da geração de energia fotovoltaica na qualidade da rede de baixa tensão da Celesc. Devido às condições de isolamento exigidas pela pandemia, a defesa será por conferência on-line, a partir das 14h.

Pierry é formado em Engenharia Elétrica“Sou formado em Engenharia Elétrica pela UFSC, em 2010, e desde 2012 trabalho na Celesc. Entrei no MPSEE do IFSC em 2018, e como estava há oito anos longe da academia, foi bastante desafiador esta retomada nos estudos. Entretanto, acredito que foi muito proveitoso este período, pois consegui agregar conhecimento e experiência ao longo do desenvolvimento do curso”, conta Reinaldo.

O orientador é o professor Bruno Dupczak. De acordo com ele, como tem ocorrido um grande crescimento de sistemas fotovoltaicos na rede de baixa tensão da Celesc, é de interesse da empresa avaliar o impacto disso na qualidade da energia elétrica ofertada aos demais clientes. A dissertação teve como co-orientador o professor Edison Aranha.

Após definido o tema, os professores e Reinaldo definiram as ferramentas computacionais que seriam utilizadas, para modelar e simular a rede elétrica, as cargas e os geradores fotovoltaicos conectados a ela. “Essa modelagem/simulação envolveu quatro alimentadores reais da rede da Celesc, sendo dois deles em Florianópolis, um em Joaçaba e um em Blumenau. Nesses alimentadores já existe potência expressiva de geração fotovoltaica” explica Dupczak.

Posteriormente, foram realizadas campanhas de medições nestes alimentadores, para obter dados reais que contribuíssem para validar os resultados simulados.

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.