Nota oficial: situação das atividades não presenciais no Câmpus Chapecó

ENSINO Data de Publicação: 14 mai 2020 16:28 Data de Atualização: 29 jun 2020 16:00

Situação geral no IFSC:
O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovoua prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até 31 de julho, em função da pandemia de Covid-19 (detalhes abaixo).

Canais oficiais de comunicação:

Site: chapeco.ifsc.edu.br
Facebook: /ifscchapeco
Instagram: /ifscchapeco

Contatos do câmpus para atendimentos não-presenciais:

Departamento de Assuntos Estudantis
Quando procurar? Assuntos gerais
E-mail: ajuda.chapeco@ifsc.edu.br
Whatssapp: (49) 9-8889-6162

Registro Acadêmico
Quando procurar? Documentos estudantis
E-mail: regacad.cco@ifsc.edu.br
Whatssapp: (49) 9-8849-2359

Entenda melhor

O Ministério da Educação permitiu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, por meio da Portaria nº 343/2020, com período prorrogado pela Portaria nº 473/2020. O primeiro documento afirma que “será de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas”, também proíbe a aplicação da substituição para práticas profissionais de estágios e de laboratório, e ainda permite a suspensão das atividades acadêmicas, desde que sejam repostas.

Desta forma, o Conselho Superior do IFSC (Consup), órgão colegiado e deliberativo, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico unificado da instituição, mantendo-se a oferta de Atividades Não Presenciais (ANPs). Levando em consideração as especificidades elencadas pela Portaria citada acima, o Consup deliberou ainda por conceder autonomia a cada câmpus para a decisão de manter ou suspender os calendários acadêmicos locais (Resolução nº 10 de 27/04/2020).

No Câmpus Chapecó, o colegiado do câmpus, por sua vez, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico, respeitando as especificidades de cada curso/disciplina. Por fim, diante de todas as decisões tomadas, alguns cursos mantém as ANPs de forma total, outros de forma parcial e outros precisaram interrompê-las, sendo que a decisão de interromper ocorre em razão de questões pontuais. Entre elas estão a necessidade de uso de recursos presenciais, como laboratórios; o esgotamento da carga horária teórica; pouco engajamento dos estudantes; e ainda a disponibilidade de acesso à internet por parte dos estudantes.

A direção salienta que, conforme orientação institucional, cada professor tem autonomia para avaliar, a partir da experiência pedagógica, a manutenção ou não da oferta das ANPs, nesse sentido, os estudantes devem se reportar ao professor.

Cada uma das definições é debatida e acompanhada pela direção-geral e pelo departamento de Ensino do câmpus, que trabalha com todo o IFSC para normatizar a reposição de aulas necessária após o período de emergência sanitária, imposto pela pandemia do coronavírus.

Situação no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Chapecó):
De 01 a 10 de junho, semana de qualificação das atividades (confira o cronograma aqui).

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ