Pular para o conteúdo

Notícias

Ex-gestores do Câmpus Caçador divulgam mensagem de despedida e balanço da gestão

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 04 mai 2020 16:45 Data de Atualização: 03 jul 2020 18:48

Devido à nossa situação de isolamento social, vimos por meio desta mensagem registrar o encerramento da nossa gestão à frente do Câmpus Caçador. Durante este período, muitos desafios foram impostos, e muitas conquistas foram alcançadas, as quais algumas são destacadas neste breve registro. Foram momentos muito intensos em nossas vidas, de muito trabalho e muita persistência, onde conseguimos fazer com que o câmpus alçasse um novo patamar em nossa cidade, com crescimento expressivo no número de servidores, de cursos, nas atividades de pesquisa e extensão e, essencialmente, na quantidade de pessoas atendidas.

Quando iniciamos os trabalhos à frente da direção, em 2015, o câmpus possuía um número próximo a 30 servidores efetivos. Ao longo do tempo, com a implantação de novos cursos e demonstrando o crescimento consistente para nossa reitoria, viabilizamos novas vagas, encerrando este ciclo com mais de 70 servidores efetivos em nosso quadro. E o crescimento na equipe de servidores, além de propiciar um melhor atendimento ao público, em geral, viabilizou a oferta de novos cursos, em modalidades inéditas, até então. Destacamos os primeiros cursos de pós-graduação ofertados pelo próprio câmpus, nossos primeiros cursos de graduação, a oferta dos primeiros cursos técnicos na modalidade integrado, o lançamento do primeiro PROEJA FIC de ensino médio, além da diversidade de cursos de qualificação ofertados. De acordo com nossos dados oficiais, passamos de 564 matrículas (Anuário Estatístico de 2015) para mais de 2,3 mil no último registro (Plataforma Nilo Peçanha 2019), um crescimento notável.

Além de nossas ofertas próprias, sempre buscamos parcerias para viabilizar mais oportunidades para a comunidade. Neste aspecto, destacam-se os cursos de qualificação via PRONATEC (no início da gestão estávamos no fim deste programa), os cinco cursos técnicos ofertados pelo MEDIOTEC nas cidades de Caçador, Timbó Grande e Calmon, as duas turmas de Especialização em Gestão Pública Municipal, através de participação em edital da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que atingiu mais de 10 cidades catarinenses, e das turmas de três cursos de pós-graduação ofertadas em parceria com nosso CERFEAD. Buscando inovar, a direção deu incentivo e suporte para iniciativas no âmbito do ensino a distância (EAD), tendo neste período a criação e oferta das primeiras disciplinas EAD em nossos cursos presenciais, bem como o primeiro curso de qualificação totalmente EAD ofertado por nossa unidade.

E para operacionalizar estes cursos de maneira satisfatória, a estrutura precisou ser viabilizada. Foi em nossa gestão que implantamos, "do zero", uma diversidade de laboratórios, tais como: física, química, matemática, caracterização, automação e elétrica, além da impressionante marca de quatro novos laboratórios de informática, quase um por ano, considerando o período de fortes restrições para aquisição de equipamento permanente. Também houve a complementação na estrutura de laboratórios, como os de Processamento de Polímeros, Usinagem e Oficina Mecânica, assim como uma complementação gradativa do acervo de nossa biblioteca. Com a expansão, também tivemos de viabilizar a estrutura de trabalho para os próprios servidores, com aquisição de mobiliário, computadores e insumos. Analisando o período entre 2015 até a presente data, tivemos um acréscimo para o câmpus superior a R$2.300.000,00 somente em patrimônio e obras/instalações. Considerando que os cortes e contingenciamentos nos orçamentos durante estes anos refletiram num montante bem inferior repassado ao câmpus (vide Planos Anuais de Trabalho), fica destacada a obtenção de um valor expressivo de recursos extraorçamentários.

 

Em termos de obras, destacamos a construção da quadra poliesportiva, a iluminação do estacionamento, a estruturação para instalação de ares-condicionados para todo o Bloco II e, fechando com chave de ouro o período de gestão, a instalação do espaço para grêmio estudantil e centro acadêmico, a pintura completa da área externa do Câmpus e toda a área interna do bloco I, mais o terceiro andar do bloco II, assim como a viabilização da instalação de toldos em toda a área de circulação externa do câmpus, obra que está em curso.

Também para propiciar maior conforto para nossos alunos e servidores, inauguramos neste período nosso espaço de cantina, bem como viabilizamos o espaço de copa para os discentes, com micro-ondas, geladeiras e mesas de refeitório. A gestão marcou ainda o início do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no câmpus, proporcionando alimentação mínima para todos os nossos alunos de nível médio. Destacamos também o resgate e ampliação de nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que nestes anos trouxe para nossas instalações milhares de alunos da rede pública de ensino, propiciando contato com ciência e tecnologia e a geração de novas perspectivas de vida na parcela da comunidade mais vulnerável, sem contar a grande experiência de protagonismo de nossos alunos apresentando seus trabalhos e nossos equipamentos aos visitantes.

O crescimento consistente possibilitou uma situação sustentável para nossa unidade ao longo dos anos, tendo em vista que a maior fatia do orçamento de um câmpus está diretamente ligada à quantidade de alunos que o frequenta. Destarte, pudemos nos dedicar ao planejamento de atividades de extensão e pesquisa também, investindo, nos últimos anos, uma considerável quantia de recursos nestas duas frentes, viabilizando mais projetos, envolvendo mais servidores, mais alunos bolsistas e atuando junto às necessidades de nossa comunidade. E, paralelamente a este movimento, incentivamos a captação de recursos externos, o que vem gerando bons resultados nos últimos anos. Com relação às perspectivas futuras, aprovamos no CODIR e no CONSUP o expressivo plano de oferta de cursos e vagas (POCV B) do Câmpus Caçador, com projeção de novos cursos, alunos e, consequentemente, de expansão no quadro de servidores, que se encontra registrado em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024).
 

A instituição, hoje, ocupa importantes espaços nas organizações formais da cidade, entre as quais, destacam-se as seguintes cadeiras: Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Câmara Regional de Educação, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comissão de Implantação do Centro de Inovação, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Conselho regional do CREA-SC, Conselho Gestor do CEU das artes, entre outros. Esta participação garante uma atuação em rede, pois nos envolvemos nas demandas da comunidade e nos colocamos à disposição para atendê-las dentro de nossa capacidade, formando parcerias e propiciando atuação sinérgica para além das instalações do IFSC.

Destacamos, ainda, que do nosso Plano de Gestão, feito no período eleitoral de 2015, cumprimos a absoluta maioria do que nos propusemos a fazer, reforçando o compromisso com nossa comunidade.

Encerramos esta gestão com a absoluta certeza do dever cumprido e com o sentimento de termos realizado o máximo que pudemos no período, dentro das condições impostas. As conquistas são compartilhadas com nosso grupo de servidores e alunos, que estão conosco ou que já passaram pelo câmpus, os quais agradecemos imensamente pela confiança, empenho e companheirismo. Fazemos um destaque a todos os servidores que se propuseram, em algum momento, a assumir um cargo de gestão, encarando desafios e contribuindo para o funcionamento e evolução da instituição. Também agradecemos à nossa reitora e equipe de pró-reitores pela parceria e articulação para propiciar novas oportunidades aos câmpus do interior, em especial Caçador. Um enorme agradecimento se faz ao excepcional trabalho de nossa equipe de terceirizados, que fazem um trabalho vital e nos propiciam um ambiente propício para servirmos com a máxima qualidade.

Este grupo de pessoas comprometidas com a educação pública nos ajudou a fazer história, elevar o nome da nossa instituição e perseguir o cumprimento de nossa missão institucional, no intuito de incluir e formar pessoas através da educação profissional. A equipe gestora agradece a todos vocês, que se dedicaram e se dedicam a proporcionar o melhor a nossa comunidade. Aproveitamos o ensejo para desejar também às equipes gestoras que assumem a partir de agora um ótimo trabalho, tanto no âmbito do câpus, quanto no da reitoria.

Por fim, fazemos um agradecimento especial às nossas famílias, que sempre nos deram força, amor e o suporte necessário para nos dedicarmos à instituição, compreendendo os momentos de ausência exigidos pelos cargos.

Que Deus abençoe e proteja a todos!

Um grande abraço,

CÂMPUS CAÇADOR INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01