Câmpus Araranguá: confira a situação do calendário acadêmico

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 06 mai 2020 16:32 Data de Atualização: 14 ago 2020 17:43

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com atividades presenciais suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020, decisão que foi tomada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição. Isso significa que as aulas presenciais do IFSC serão retomadas somente em 2021.

Para esclarecer algumas dúvidas dos nossos estudantes, a direção-geral do Câmpus Araranguá do IFSC traz algumas informações importantes sobre o restante do ano letivo de 2020.

Sobre o semestre 2020/1

1. O semestre 2020/1 será finalizado por meio de atividades não-presenciais (ANPs).

2. Disciplinas em andamento (do semestre 2020/1) com carga horária prática e que não puderem ser desenvolvidas por meio de ANPs serão ou permanecerão suspensas. Estas disciplinas serão concluídas apenas no retorno das atividades presenciais, ou seja, pela decisão atual, apenas em 2021.

3. Os alunos que acompanharam as aulas do semestre 2020/1 por meio das ANPs, e não obtiveram êxito, podem fazer contato com os professores e/ou coordenadores de curso e solicitar novos atendimentos online e/ou novas oportunidades de recuperação das avaliações realizadas e/ou novos prazos para entregas de trabalho. O contato das coordenadorias segue logo abaixo.

4. Os alunos que, por limitações diversas ou por opção, não acompanharam as ANPs e aguardam o retorno presencial para voltar à disciplina/curso, podem solicitar o trancamento da matrícula encaminhando e-mail para a Coordenadoria de Registro Acadêmico (jones@ifsc.edu.br) com cópia para a coordenação de curso. Para os cursos integrados, esta situação não se aplica, cabendo apenas o que consta no item 3.

Sobre o semestre 2020/2

5. A virada do semestre 2020/1 para o semestre 2020/2 será definida até 20/08 pelo Colegiado do Câmpus. A partir dessa data, o Câmpus Araranguá divulgará seu calendário acadêmico atualizado.

6. Seguem informações sobre as Unidades Curriculares dos cursos.

Curso Superior em Design de Moda :

1ª fase: Modelagem tridimensional e Técnicas de Montagem. (suspensas temporariamente)

3ª fase: Costura e Modelagem Infantil e Masculina. (suspensas temporariamente)

5ª fase: Modelagem Volumétrica, Modelagem computadorizada avançada, Desenho técnico de

moda Avançado, Alfaiataria. (suspensas temporariamente)

*As demais unidades curriculares estão ocorrendo em ANP.

Curso Técnico Concomitante em Produção de Moda:

1º módulo: Softwares Aplicados à Moda e Visual Merchandisign (suspensas temporariamente)

*As demais unidades curriculares estão sendo retomadas.

Curso Superior de Licenciatura em Física

1ª Fase: Será inteiramente retomada.

3ª fase: Prática Científica em Educação I (Cancelada)

7ª fase: Estágio III, Trabalho de Conclusão de Curso I (Canceladas)

Curso Técnico Concomitante em Têxtil

1ª fase: Tecnologia da Estamparia, Mecânica e Manutenção de Máquinas de Costura (suspensas temporariamente)

2ª fase: Treinamento Operacional de Máquinas de Costura, Mecânica e Manutenção de Teares de Malharia Circular (suspensas temporariamente)

3ª Fase: Todas as UCs estão retomando em ANP.

Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica;

Serão retomadas somente as disciplinas:

- 1ª Fase: Informática, Comunicação Técnica e Eletricidade Básica.

- 2ª Fase: Eletrônica Analógica e Tecnologia dos Materiais.

- 3ª Fase: Máquinas Elétricas e Elementos de Máquinas.

- 4ª Fase: Máquinas Térmicas e Manutenção.

*Essas disciplinas têm o término programado para o fim do primeiro semestre. As demais UCs serão retomadas no 2º semestre.

Curso Técnico Integrado em Vestuário

4º ano: Estamparia, Bordado industrial e CAD. (suspensas temporariamente)

Curso Técnico Integrado em Eletromecânica

1º ano - Ajustagem e Metrologia, Desenho auxiliado por computador;

2º ano - Ajustagem;

4º ano -Fabricação (Usinagem e Soldagem).

Cursos Técnicos Integrados

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (Vestuário e Eletromecânica), por serem cursos anuais, no dia 03/08 retornou-se com as ANPs, continuando de onde pararam em 10/07. As atividades práticas serão desenvolvidas no retorno presencial, estimado para fevereiro de 2021.

Cursos Superiores

Para os cursos superiores (Licenciatura em Física, Curso Superior em Design de Moda ), em 10/08 retornamos com as ANPs para dar continuidade ao semestre 2020/1, exceto para as disciplinas que já estavam suspensas, para as quais se aplica o que está colocado no item 2. A data para finalização do semestre 2020/1 ainda está em aberto, sendo divulgada em breve.

Cursos Técnicos Concomitantes

Para os cursos técnicos concomitante (Eletromecânica, Produção de Moda e Têxtil) em 10/08 retornamos com as ANPs para dar continuidade ao semestre 2020/1, exceto para as disciplinas que já estão suspensas, para as quais se aplica o que está colocado no item 2. A data para finalização do semestre 2020/1 ainda está em aberto,sendo divulgada em breve.

Em caso de dúvidas, faça contato com a coordenação do seu curso:

Técnico Integrado em Eletromecânica: eletromecanica.aru@ifsc.edu.br

Técnico Integrado em Vestuário: rodrigo.lima@ifsc.edu.br