Câmpus Araranguá: confira a situação do calendário acadêmico

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 06 mai 2020 16:32 Data de Atualização: 03 jul 2020 14:46

O Conselho Superior do IFSC deliberou, no dia 27 de abril, por conceder autonomia a cada câmpus para decidir pela manutenção ou suspensão dos seus calendários acadêmicos locais.

A última reunião do Colegiado do Câmpus Araranguá foi realizada no dia 22 de abril, em caráter extraordinário. Na ocasião, decidiu-se pela manutenção do calendário acadêmico, com a possibilidade de suspensão de componentes curriculares, fases ou cursos presenciais, com justificativa tramitada no âmbito da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) ao longo do semestre.

“O embasamento para o cancelamento de componentes curriculares ocorre, principalmente, nas situações em que, por questões pontuais, ou por características gerais do público dos cursos, a adesão de alunos seja muito baixa, ou as atividades práticas previstas em PPC já não comportem as atividades não presencias em suas metodologias de ensino, dada a natureza prática de algumas unidades curriculares”, explica a diretora de Ensino do Câmpus Araranguá, Fabiana..

Confira abaixo como está a situação de cada curso no Câmpus Araranguá. Em caso de alterações no quadro, a comunidade acadêmica será informada.

Unidades Curriculares suspensas Câmpus Araranguá.  Informações atualizadas no dia 03 de julho de 2020:

Licenciatura em Física ( noturno)

As aulas estão mantidas em atividades não presenciais. Algumas unidades curriculares ficam suspensas temporariamente:

1ª Fase: Linguagem Acadêmico-Científica, História e Educação, Física Instrumental A, Fundamentos de Matemática com aplicações nas Ciências; "CTSA - Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente" - TODAS AS UNIDADES CURRICULARES SUSPENSAS. (07/05)

3ª Fase: Geometria Analítica ,   PCEI - Prática científica em educação

5ª Fase: Estágio I ; Gravitação e Termodinâmica ; Cultura e Sociedade.

7ª Fase: Estágio III, Trabalho de Conclusão de Curso I. Inglês Instrumental;  Optativa - EQA - Educação e Questão Ambiental.

As demais unidades curriculares continuam em atividades não presenciais.

Curso Técnico Eletromecânica Concomitante (noturno)

Todas as aulas estão suspensas temporariamente. Assim que for permitido, o curso retornará às atividades presenciais.

Curso Técnico Integrado Eletromecânica (matutino e vespertino)

1ºs anos- Ajustagem e Metrologia, Espanhol ( será substituído por Artes), Informática (docente em licença).

2ºs anos - todas as unidades curriculares se mantêm;

3ºs anos - todas as unidades curriculares se mantêm;

4º ano - Fabricação será substituída por Automação, hidráulica e pneumática.

Curso Técnico Integrado em Vestuário (matutino e vespertino)

1º ano - Modelagem Tridimensional, Espanhol (será substituído por Artes), Informática (docente em licença);

2º ano - todas as unidades curriculares se mantêm;

3º ano - Modelagem Tridimensional;

4º ano - Estamparia e Costura Industrial.

Curso Técnico em Têxtil Concomitante (noturno)

As aulas estão suspensas temporariamente nas unidades curriculares listadas abaixo:

1ª Fase: Tecnologia da Confecção, Mecânica e Manutenção de Máquinas de Costura, Tecnologia Têxtil – Fibras e fios, Tecnologia da Estamparia, Desenho Técnico.

2ª Fase: Treinamento Operacional de Máquinas de Costura, Modelagem Plana, Treinamento Operacional de Teares de Malharia Circular, Informática (docente em licença), Mecânica e Manutenção de Teares de Malharia Circular, Desenvolvimento de Malhas Circulares.  TODAS AS UNIDADES CURRICULARES SUSPENSAS.

3ª Fase: Modelagem computadorizada,Desenvolvimento de Malhas Retilíneas, Tecnologia Têxtil - Beneficiamento e Lavanderia, Tempos e Métodos,Controle de Qualidade Têxtil. TODAS AS UNIDADES CURRICULARES SUSPENSAS.

Curso Superior em Design de Moda (noturno)

1ª Fase: Modelagem Tridimensional, Técnicas de Montagem.

3ª Fase:  Costura e Modelagem Infantil e Masculina, Projeto Experimental, Desenho técnico de Moda.

5ª Fase: Modelagem Volumétrica, Desenho Técnico de Moda Avançado, Alfaiataria; Modelagem computadorizada avançada.

7ª Fase: todas as unidades curriculares se mantêm.

Curso Técnico em Produção de Moda (Vespertino)

1ª Fase: Informática básica (docente em licença), Metodologia, Gestão do Varejo da Moda,  Pesquisa de Moda, História da Moda e Arte Aplicada I , Teoria da Moda, Laboratório de Criatividade, Styling.

2ª Fase: Softwares Aplicados à Moda, Produção de Moda II.

CÂMPUS ARARANGUÁ INSTITUCIONAL