Câmpus Tubarão capacita professores da região em ferramentas de ensino remoto

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 27 abr 2020 15:51 Data de Atualização: 28 abr 2020 19:18

A pandemia do novo coronavírus impôs aos educadores o desafio de manter as atividades letivas de forma não presencial. Em Santa Catarina, o governo estadual decretou que as aulas presenciais estão suspensas até o dia 31 de maio. Para auxiliar os profissionais da educação a desenvolver o trabalho da melhor forma possível, aproveitando tecnologias disponíveis, o Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está concluindo duas turmas de um curso extensão sobre tecnologias educacionais.

No total, 82 profissionais participam do curso “Ferramentas para Educação”. A proposta nasceu a partir de uma demanda levantada pelo Centro de Educação Profissional (Cedup) Diomício Freitas, de Tubarão, com a ideia de qualificar os professores para este momento em que as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia, mas o calendário letivo foi mantido, com atividades não presenciais. Além de professores do Cedup, o curso também foi aberto para outras escolas e para alunos do curso de pós-graduação em Gestão Escolar e Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão.

“A impressão que estamos tendo é que os professores participantes do curso ainda têm dificuldades em utilizar estas ferramentas, por falta de conhecimento, dificuldade de acesso à internet e falta de capacitações nesta área. Mas o aproveitamento nas aulas é bem satisfatório”, afirma o professor Mário da Rosa João, da área de Eletroeletrônica, e também professor certificado pelo programa Google for Education. De acordo com levantamento do professor, apenas 25% dos alunos conheciam alguma ferramenta educacional e 15% já tinham utilizado.

Com carga horária de 12 horas aula, o curso foi iniciado no dia 22, com duas turmas, e se encerra nesta quinta (30). No total, serão quatro encontros virtuais na plataforma Google Meet, com o objetivo de capacitar professores nas ferramentas G Suite for Education. Nas aulas, os professores aprendem a executar ações práticas, como criar sites e ambientes virtuais de aprendizagem, elaborar apresentações, formulários, avaliações e planilhas, gerenciar arquivos na nuvem, entre outras.

A ideia é que os professores sejam capazes de utilizar ferramentas de conceito na nuvem para melhorar o desempenho e integração dos alunos neste período em que as atividades estão sendo realizadas de forma não presencial.

Para o professor do IFSC, um dos grandes desafios está relacionado à inexperiência dos professores com ferramentas virtuais. “O desafio é muito grande em virtude de os professores e alunos não estarem acostumados a utilizar as plataformas para ensino remoto. E vejo que o papel do IFSC é de grande importância, pois possibilita que neste momento complicado os professores possam se capacitar para atender a essa demanda”, afirma Mario.

CÂMPUS TUBARÃO EXTENSÃO