Telas Abertas aproxima Câmpus Urupema da comunidade regional com compartilhamento de conhecimento

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 mai 2020 10:21 Data de Atualização: 15 mai 2020 13:12

Qual é o melhor: lavar as mãos com sabão e água ou álcool 70%? Como os trabalhadores rurais podem se proteger do coronavírus? Como equilibrar suas finanças e ainda conseguir manter seu negócio viável em um momento de isolamento social? Estratégias para o estudo durante o distanciamento social? Ideias para renda extra durante o isolamento social? Vocês têm respostas a todos esses questionamentos? Nesse momento de Pandemia, incertezas, medos e muitos boatos passaram a fazer parte da rotina de todos.

Pensando em acalmar os corações com informações verdadeiras, tendo por base estudos científicos, e com o objetivo de fortalecer e aproximar a presença institucional do Câmpus Urupema na região serrana de Santa Catarina, professores e servidores técnico-administrativos desenvolveram o Telas abertas.

“Com o atual cenário de isolamento social e a suspensão das atividades presenciais no câmpus pode haver sensação de distanciamento ou de abandono da instituição em relação à comunidade local e aos próprios estudantes. Considerando o compromisso social do IFSC e da rede federal, a capacidade da instituição de produzir e difundir conhecimento científico num contexto em que essa questão adquire centralidade na preservação de vidas, e a importância para os estudantes de sentirem a presença da instituição em suas vidas, para além das aulas, que estão ocorrendo remotamente, propomos esta ação”, relata o relações externas, Herbert Walter Hermann, que ao lado da assessora da Direção do Câmpus, Lilian Back, organizam esse trabalho.

A ideia é utilizar o conhecimento e a competência dos servidores do câmpus criando vídeos e áudios explicativos que respondam a questões que ainda despertam dúvidas na comunidade. De acordo com Herbert, após o material ser produzido, ele será compartilhado em diferentes canais de relacionamento. “Encaminhar até dois vídeos/áudios e imagens de conscientização sobre o momento atual semanalmente para o whatsApp de grupos locais na cidade de Urupema e região, bem como para os grupos das turmas dos cursos superiores e da educação básica e redes sociais do Câmpus”, destaca ele sobre as formas de alcance à população. Os áudios produzidos serão encaminhados também para emissoras de rádios locais e regionais.

Herbert e Lilian não apenas organizam o trabalho, mas ainda prestam assistência aos servidores para a produção do material. “Criamos um vídeo e um áudio guia de orientação para que possam realizar em casa a partir de seus próprios celulares”, conta o relações externas.

Você pode acompanhar a primeira edição do Telas Abertas já a partir desta sexta-feira (15). O tema Afinal o que é um vírus e como ele afeta os seres humanos? está disponível em vídeo e áudio, e Dicas de prevenção ao coronavírus para os trabalhadores rurais, somente em áudio.

O primeiro episódio em vídeo você acompanha aqui:

EXTENSÃO NEWS