Pular para o conteúdo

Notícias

Gestão 2016-2020 avalia conquistas do Câmpus Joinville

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 07 mai 2020 16:08 Data de Atualização: 07 mai 2020 17:11

Implantação de novos cursos, ampliação da estrutura física e aumento do investimento local em projetos de ensino, pesquisa e extensão marcam o crescimento e fortalecimento do IFSC em Joinville. “Foram quatro anos de muitas conquistas e de muito trabalho, não só da equipe da direção, mas de todos os servidores e estudantes, que resultaram em diversas ações importantes”, destaca o professor Valter Vander de Oliveira ao avaliar o período em que esteve à frente da gestão do Câmpus Joinville, de fevereiro de 2016 a 29 de abril de 2020.

A última gestão tinha ainda o professor Maick da Silveira Viana como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, que no último dia 30 assumiu a direção do câmpus – foi eleito em eleição realizada em novembro do ano passado; Deborah Rejane Magno Ribas como chefe do Departamento de Administração (atualmente em Florianópolis, no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead); Luciana Maciel como chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos (atualmente no Instituto Federal do Paraná – IFPR); e Karin Fetter como assessora da Direção, que permanece na nova gestão como chefe do Departamento de Administração.

Na parte de infraestrutura, os destaques da avaliação da gestão são a entrega do contêiner para as representações estudantis; conclusão do ginásio esportivo; reforma geral do câmpus, com conserto das coberturas, reparos elétricos e pintura; reestruturação e ampliação do estacionamento; e construção do Bloco 6, com oito salas de aula e a nova biblioteca, que, além de amplo espaço para o acervo, conta com ambientes de estudos individualizados e coletivos e área lúdica.

Junto com a melhoria da infraestrutura, a ampliação da oferta de cursos é outro fator de comemoração para o Câmpus Joinville, que, no ano passado, completou treze anos da inauguração do câmpus, 25 anos do primeiro curso ofertado, o técnico em Enfermagem, ainda como Gerência Educacional de Saúde de Joinville, e dez anos do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. “Iniciamos, em 2016, os cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e o curso pós-técnico em Saúde do Idoso. O bacharelado em Enfermagem teve sua primeira turma em 2019. Neste ano, iniciamos a primeira turma do curso técnico em Teatro, outra oferta inédita na instituição para atender a demanda cultural e artística da região”, conta professor Valter.

Outras ações destacadas pela gestão 2016-2020 são a ampliação do número de bolsas para projetos de ensino, pesquisa e extensão; investimento em novos editais para a participação dos servidores, como o de fomento a projetos culturais e esportivos e o de sustentabilidade; ampliação das bolsas de monitoria; início da oferta de alimentos para o lanche gratuito aos estudantes pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); promoção de reuniões com a comunidade acadêmica para ouvir suas percepções e sugestões sobre o câmpus, conhecidas como Encontro com a Direção;  e fortalecimento da gestão democrática por meio dos diversos órgãos colegiados no câmpus, destacando o início das atividades do Conselho de Gestão.

“Nesse período, também fortalecemos nossas relações com as entidades públicas e privadas, participando de diversos conselhos municipais e regionais e de reuniões com os representantes do poder legislativo nas três esferas, municipal, estadual e federal. Destaco aqui a emenda parlamentar recebida agora em 2020 no valor de R$ 1.808.620,00 da bancada catarinense para o Câmpus Joinville”, lembra Valter Vander de Oliveira.

Na última eleição, professor Valter compôs a chapa vencedora para a reitoria do IFSC, como indicado ao cargo de pró-reitor de Extensão e Relações Externas, e aguarda a nomeação do professor Maurício Gariba Júnior como reitor para dar início ao seu trabalho na reitoria.

Despedida

Por conta das medidas de distanciamento social, que impedem as solenidades presenciais de transição de gestão, professor Valter postou uma mensagem de despedida da gestão em sua rede social. Clique aqui para conferir.

 

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL