#IFSCemCasa: Câmpus Araranguá promove lives de divulgação científica

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 12 mai 2020 09:17 Data de Atualização: 12 mai 2020 11:02

Uma iniciativa do curso de Licenciatura em Física e do grupo de pesquisa sobre divulgação científica do Câmpus Araranguá do IFSC vai promover a partir desta quinta (14) uma série de lives sobre temas científicos, com a participação de estudantes e professores do curso. O objetivo é promover a interação entre os alunos do IFSC com a comunidade neste momento de isolamento social, além de dar visibilidade aos projetos que seguem sendo desenvolvidos pelos pesquisadores.

As transmissões ao vivo serão feitas toda quinta-feira, às 19h, entre 14 de maio e 2 de julho. A live será transmitida pelo Instagram do projeto IFSCience e depois será disponibilizada no canal do grupo no YouTube.

O Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científica do Câmpus Araranguá tem como objetivo pesquisar e desenvolver metodologias de divulgação científica e levar os conhecimentos a avanços da ciência aos estudantes, seja em ambientes formais e não formais de ensino. O canal no YouTube é uma das iniciativas desenvolvidas pelos pesquisadores. Em 2019, o grupo recebeu financiamento do  programa Ciência na Escola, do Ministério da Ciência e Tecnologia, para o financiamento de projetos de pesquisa relacionados ao ensino de ciências na educação básica.

Com as aulas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, a ideia nasceu para que os estudantes do curso de Licenciatura em Física pudessem mostrar à comunidade suas pesquisas sobre ensino de ciências e divulgação científica, que continuam andamento neste período. Alunos e professores do curso farão lives semanais sobre alguns dos temas que vêm pesquisando.

“A ideia é que, no contexto de suspensão de aulas durante o isolamento social, os alunos da Licenciatura em Física possam manter contato com atividades do curso, mesmo que não letivas. As lives nas redes sociais se mostram uma ferramenta relevante para esse fim, de modo que também podemos abri-las a atividade para a comunidade externa e, assim, mostrar um pouco de nosso trabalho, que não parou com o isolamento”, explica Israel Santos, coordenador do curso de Licenciatura em Física.

A primeira transmissão acontece nesta quinta (14), às 19h, falando sobre as evidências de vida fora da Terra, com o estudante Maykon Jeferson. As lives seguem semanalmente até o mês de julho. Confira a programação do projeto IFSCience em Casa:

• 14/05: Evidências (ou não) de vida fora da Terra, com Maykon Jeferson
  • 21/05: A Física do Thor, com Guilherme Emerim
  • 28/05: A Física nos filmes do Homem de Ferro, com Israel Santos
  • 04/06: As mulheres ganhadoras do Nobel de Física, com Larissa Nascimento
  • 11/06: A História da Tabela Periódica, com Cristina Lorenzetti
  • 18/06: Experimentação no Ensino de Ciências, com Olivia Souza
  • 25/06: A importância de mulheres e negros na história da corrida espacial, com Carolini Felisberto
  • 02/07: A Evolução do Olho Humano, com Carina Ferraz
CÂMPUS ARARANGUÁ PESQUISA