Direção eleita assume gestão do Câmpus Criciúma

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 mai 2020 14:09 Data de Atualização: 06 out 2020 12:38

Eleita em novembro do ano passado, a nova direção do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) assumiu a gestão nesta segunda-feira (18), com a publicação da portaria no Diário Oficial da União que nomeia Daniel Comin da Silva como diretor-geral.

A nomeação é em caráter pro tempore, pois os mandatos precisam coincidir com o do reitor. No momento, o IFSC está sob comando do professor André Dala Possa como reitor pro tempore. A posse se deu após as demais posses nos Câmpus do IFSC devido à licença-capacitação de Daniel que já estava programada para o mês de abril, com término no dia 6 de maio.

Daniel Comin é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESC, com mestrado também em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Foi professor substituto do Câmpus Criciúma entre 2012 e 2014, ingressando no quadro efetivo da instituição em maio daquele ano. Professor do curso técnico em Edificações e da Engenharia Civil, Daniel atuava como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), tendo desempenhado também a função de coordenador de Relações Externas do Câmpus Criciúma.

A chapa de Daniel Comin, que tem Ninguelme Cardoso Arruda como chefe Depe e Elder Comin Perraro como chefe do Departamento de Administração (DAM), foi eleita com o lema “Consolidar para Crescer”. Clique aqui para conhecer o plano de gestão. Integram também a gestão do Câmpus Criciúma os servidores Newton Fonseca de Amorim, como assessor da direção, e Bazilício Manoel de Andrade Filho, como assessor do Depe.

“A chapa ‘Consolidar para crescer’ surgiu com dois grandes desafios. O primeiro desafio é o de aproximar a comunidade acadêmica da gestão, de modo que servidores e alunos estejam mais próximos das tomadas de decisão, permitindo-nos assim encaminhar um dos nossos compromissos de fazer uma gestão participativa. O segundo desafio é buscar consolidar tudo que já foi conquistado pelo Câmpus, e precisaremos dar uma atenção especial para as ações que contribuem para a permanência e êxito dos nossos alunos, nos permitindo crescer na efetividade das nossas ofertas”, disse Daniel em entrevista após o resultado da eleição.

Em mensagem encaminhada aos servidores do Câmpus Criciúma, Daniel destacou o desafio de assumir a direção-geral em meio à pandemia de coronavírus, com as atividades presenciais suspensas no IFSC. “Hoje eu inicio o meu ciclo como Diretor-geral do Câmpus Criciúma em um cenário que jamais imaginei. Por isso, apesar de reafirmar o compromisso com o nosso plano de gestão, neste momento estaremos dedicados em superar as novas dificuldades que se colocaram, preocupados com o bem-estar e saúde da comunidade”, destacou.

Avanços

A nomeação de Daniel Comin encerra o mandato do professor Lucas Dominguini, iniciado em fevereiro de 2016. Nesse período, o Câmpus Criciúma abriu novos cursos, como os técnicos em Meio Ambiente e Química, a Licenciatura em Química e a Engenharia Civil. Também foi nesse período que o Câmpus recebeu uma usina fotovoltaica, responsável pela produção de um terço da energia consumida, e iniciou as obras de um novo bloco de salas de aula. O Câmpus Criciúma passou a ser o terceiro maior câmpus da rede IFSC, elevando seu número de alunos para mais de 1,5 mil, entre cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e qualificação profissional.

“Expandimos a atuação do Câmpus Criciúma, que hoje oferta cursos de diversas modalidades em mais de dez cidades de Santa Catarina, por meio de parceria com as prefeituras e pela educação a distância. Além disso, a gestão que se encerra deixou encaminhada licitação para realização da pavimentação em frente ao Câmpus e outras melhorias na infraestrutura, com recursos garantidos por emendas parlamentares na ordem de R$ 1 milhão”, informa o professor Lucas.

De acordo com o agora ex-diretor, no retorno das atividades presenciais será apresentado um relatório da gestão. "Agradeço a todos que acreditaram no meu trabalho como diretor-geral, em especial todos os que compartilharam a gestão comigo. Agradeço o apoio dos alunos, com quem sempre mantivemos ótima relação. Desejo sucesso a nova equipe gestora do Câmpus", conclui Lucas.

CÂMPUS CRICIÚMA INSTITUCIONAL NEWS