Câmpus São José define diretrizes para atividades não presenciais durante a pandemia

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 21 mai 2020 07:41 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:36
O Câmpus São José lançou diretrizes para organizar as atividades não presenciais (ANP) durante o período de isolamento social causado pela covid-19. As orientações são válidas para todos os cursos em andamento no câmpus.

Entre as principais orientações, o documento estabelece que a carga horária correspondente às ANP será computada para o cumprimento da carga horária letiva dos cursos. As atividades que não puderem ser realizadas por meio não presencial devem ser reprogramadas para reposição quando terminar o período de suspensão das aulas presenciais. No caso de estudantes sem acesso às ANP ou equipamentos adequados, deve ser assegurado que as atividades de aprendizado e avaliativas sejam realizadas e entregues no retorno das aulas presenciais.

Para realizar as ANP, os professores poderão usar qualquer meio que promova comunicação online entre eles e os estudantes, desde que previamente combinado com os alunos e que elas sejam registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Devem ser realizadas aulas online, usando ferramentas como videochamada, webconferência e chats, que não extrapolem, no total, uma hora ou 50% da carga horária semanal da disciplina (o que for maior).

Esses encontros devem ser informados aos estudantes com antecedência mínima de três dias úteis, dando preferência para o horário em que a disciplina ocorria antes do início da pandemia. Para os estudantes que têm dificuldade em participar das atividades síncronas, deve ser disponibilizadas alternativas como gravações das aula ou do texto quando elas forem realizadas via chat.

O documento recomenda aos professores evitar a aplicação de atividades estritamente avaliativas, como provas, em favor da utilização de outras ANP (lista de exercícios, pesquisas, fichas de leitura, entre outras) para avaliação processual dos estudantes e composição das notas.

Para mais informações, acesse o documento com todas as orientações.
CÂMPUS SÃO JOSÉ ENSINO