Eventos virtuais marcam programação da Semana de Enfermagem deste ano

ENSINO Data de Publicação: 18 mai 2020 17:12 Data de Atualização: 18 mai 2020 17:27

Em sua 81ª edição nacional, a Semana Brasileira de Enfermagem faz uso da tecnologia para manter a programação em conformidade com as medidas de distanciamento social adotadas por conta da pandemia de Covid-19. No IFSC, a programação terá duas transmissões ao vivo do projeto de extensão “O cuidar em evidência”, nessa terça-feira (19), e uma mesa-redonda virtual, na quarta (20), sobre a “Enfermagem como protagonista no enfrentamento da Covid-19”. Os eventos são destinados a estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem dos câmpus Joinville e Florianópolis e do bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville, egressos, servidores, profissionais da saúde e membros da comunidade.

“A Semana de Enfermagem é um evento mundial que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico a profissionais e estudantes da área”, explica a coordenadora do bacharelado em Enfermagem, Betina Barbedo Andrade. No Brasil, a Semana de Enfermagem acontece anualmente entre 12 e 20 de maio, datas que marcam o Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico em Enfermagem, respectivamente.

Segundo professora Betina, a escolha do tema da mesa-redonda se deu a partir do contexto atual de pandemia. O assunto “Enfermagem como protagonista no enfrentamento da Covid-19: uma abordagem da Atenção em Saúde” será discutido pela professora do curso de graduação em Enfermagem do Ielusc, Antonia Grigol, e pela gerente distrital de Atenção Primária na Secretaria Municipal da Saúde de Joinville, Vanessa Cardoso Pacheco. A professora Luciana Mazon, do Câmpus Joinville, será a mediadora.

O evento acontece na quarta-feira, às 14h, pelo aplicativo Google Meet. O link será enviado aos estudantes pelo Sigaa. Egressos, profissionais e interessados podem pedir acesso pelo e-mail betina.barbedo@ifsc.edu.br.

Projeto de extensão

Os outros dois eventos da Semana de Enfermagem serão transmitidos nessa terça-feira pelo canal Enfermagem IFSC, no YouTube, e fazem parte do projeto de extensão “O cuidar em evidência”. As professoras de Enfermagem dos câmpus Joinville, Josiane Steil Siewert, e Florianópolis, Vanessa Jardim, vão conduzir as conversas.

A primeira live “O cuidado a idosos em instituições de longa permanência” será transmitida às 10h e vai abordar os temas pandemia de Covid-19, as evidências e os profissionais. O tema surgiu a partir da preocupação com a situação dos idosos durante a pandemia, especialmente os idosos institucionalizados. Para a conversa, foi convidado o enfermeiro Ramon Jardim, que reside em Portugal e tem experiência em uma unidade de cuidados continuados integrados.

À noite, às 19h, as professoras de Enfermagem do IFSC contam com a participação da enfermeira Thamara Petrella, da Rede D´Or São Luiz, em São Paulo, para conversarem sobre “Qualidade nos serviços de saúde” e compartilharem experiências práticas nas áreas de gestão de crise, motivação da equipe e emoções e pandemia.

Segundo professora Josiane, o projeto "O cuidar em evidência" surgiu a partir da necessidade de divulgar informações baseadas em evidências científicas sobre os cuidados em saúde. “Em uma realidade que a população está sujeita a muito material de origem duvidosa, é preciso fazer um esforço para combater essas informações erradas”, enfatiza.

Com a pandemia e a impossibilidade de fazer algo presencial, surgiu a demanda de produção de material para divulgação por plataformas digitais, para alcançar grupos de profissionais e também a comunidade. “O formato é de conversas sobre questões emergentes, sem utilizar uma linguagem muito rebuscada ou científica, mas sempre primando pela qualidade do material produzido”, ressalta professora Josiane.

Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto.

Programação da Semana de Enfermagem

19 de maio - 10h

Live: O cuidado a idosos em instituições de longa permanência

Coordenação: Josiane Steil Siewert e Vanessa Jardim (professoras de Enfermagem do IFSC)