Professora do Câmpus Chapecó participa de curso sobre cultura espanhola

ENSINO Data de Publicação: 22 mai 2020 15:10 Data de Atualização: 22 mai 2020 15:25

Já projetando os reflexos a seus estudantes, a professora de Espanhol Alice Ribeiro Dionizio, do Câmpus Chapecó, inscreveu-se e foi uma docentes selecionadas para o curso de aperfeiçoamento “Un paseo cultural por España” (Um passeio cultural pela Espanha), ofertado a cem professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O curso de 50 horas de duração segue até 09 de junho, a distância, via "Aula Exterior", uma espécie de moodle da Embaixada Espanhola. É a oportunidade de os professores selecionados terem aulas sobre a cultura espanhola, como música, literatura, gastronomia, tradições e festas, com o professor Juan Manuel García Calviño, o Xóan (versão galega do nome). Ele trabalha como assessor técnico docente no escritório de educação da Embaixada da Espanha no Brasil e, além das aulas em si, também fomenta a troca de experiências pedagógicas entre os participantes, nos fóruns de debate.

Para Alice, trata-se de uma oportunidade, sendo professora de Língua Espanhola como Língua Estrangeira (ELE), para desenvolver nos estudantes a chamada "competência intercultural". “E, para isso, é necessária uma formação e sensibilidade por parte do docente. Eu acredito que a cultura é uma parte indissociável da língua e espero aprender um pouco mais da Espanha para melhorar minha abordagem em sala”, afirma.

Além de Alice, a professora de Espanhol do Câmpus Canoinhas, Luciana Vargas Ronsani, também foi selecionada. As docentes participaram de um edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), publicado após acordo de cooperação entre o Conif e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio da Embaixada da Espanha no Brasil.

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS