Estudante do Câmpus Araranguá apresentará projeto em feira virtual de jovens cientistas

PESQUISA Data de Publicação: 25 mai 2020 15:51 Data de Atualização: 25 mai 2020 15:56

Uma estudante do Câmpus Araranguá do IFSC vai apresentar um projeto de pesquisa em uma feira científica em ambiente virtual voltada para estudantes de ensino médio e técnico. Programada para os dias 26, 27 e 28 de junho, a Feira Brasileira de Jovens Cientistas é considerada a primeira feira científica nacional e pré-universitária totalmente virtual.

Idealizada por estudantes, alguns deles egressos de Institutos Federais, a Feira tem como objetivo valorizar o potencial dos jovens cientistas e o impacto de todos os projetos. A ideia de realiza o evento de forma virtual surgiu antes da pandemia, a partir da ideia de permitir que mais estudantes pudessem participar de um evento científico, sem a necessidade de gastos com deslocamento e hospedagem.

Estudante do curso técnico em Vestuário do Câmpus Araranguá do IFSC, Rafaela Silva de Almeia vai apresentar o trabalho “Análise da obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir e equiparação com os dias atuais”. Ela foi orientada pelo professor de Filosofia Fernando Henrique Zarth e coorientada pela psicóloga Julyelle Conceição.

O projeto teve como objetivo mensurar a percepção da comunidade do Câmpus sobre a discriminação contra as mulheres e as diferenças entre homens e mulheres, equiparando com os relatos do livro de Simone de Beauvoir. A aluna fez uma enquete com estudantes e servidores, questionando se as pessoas percebiam que as mulheres eram discriminadas no dia a dia, e depois apresentou os resultados e fez debates com o público.

“Acredito que o projeto teve um bom resultado com as pessoas que ouviram a apresentação porque depois muitas delas, principalmente os homens, começaram a questionar ações e falas machistas que reproduziam no dia a dia mas não se davam conta de que poderiam estar sendo machistas”, afirma Rafaela. O mesmo projeto também foi apresentado no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Sepei) em 2019.

Saiba mais sobre a Feira Brasileira de Jovens Cientistas no site oficial do evento.

CÂMPUS ARARANGUÁ PESQUISA