Professora do Câmpus Canoinhas é selecionada para curso sobre cultura espanhola

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 21 mai 2020 17:59 Data de Atualização: 21 mai 2020 18:23

Apaixonada pela linguagem e seus sentidos, a professora de Espanhol do Câmpus Canoinhas, Luciana Vargas Ronsani, está atualizando e ampliando seus conhecimentos sobre a cultura espanhola. Ela foi uma das selecionadas para o curso “Un paseo cultural por España” (Um passeio cultural pela Espanha), ofertado por meio de edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Conforme professora Luciana, o curso tem como objetivo  apresentar os mais diversos aspectos da cultura espanhola, bem como proporcionar um conhecimento acerca da diversidade linguística, musical e artística existente no país. “Sou apaixonada pelos países ‘hispanohablantes’. Logo, realizar um curso que tem como base a cultura da Espanha ampliará os meus conhecimentos acerca desta comunidade linguística e, consequentemente, produzirá efeitos na minha prática docente”, comemora.

Além de poder compartilhar com seus alunos os conhecimentos sobre os aspectos que constituem a língua e a cultura espanholas, professora Luciana tem a experiência de estudante em um curso a distância no mesmo período em que prepara atividades não presenciais para suas turmas, já que as aulas presenciais estão suspensas por causa da pandemia de Covid-19.

“Como tenho oito turmas, apresento muita dificuldade em conciliar a realização do curso com a preparação e correção de atividades não presenciais, já que esta forma de ensino é completamente nova. Também existe a dificuldade de adequação de espaço/tempo para dedicação ao curso, já que estou em minha casa e não tenho um ambiente propício para se estudar”, analisa.

Mesmo assim, Luciana sabe que os pontos positivos são maiores. “As vantagens são a praticidade em conhecer uma nova cultura no contexto atual e a possibilidade de compartilhar experiências, principalmente metodológicas, com colegas da área.”

Além de Luciana, a professora Alice Ribeiro Dionizio, do Câmpus Chapecó, também representa o IFSC na “turma” de cem professores de espanhol da rede federal participantes do curso, ofertado na modalidade a distância e com 50 horas de duração. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre o Conif e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

CÂMPUS CANOINHAS NEWS