IFSC comemora 26º aniversário em Jaraguá do Sul

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 22 mai 2020 16:40 Data de Atualização: 22 mai 2020 16:59

Nesta semana o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) comemorou 26 anos de atuação em Jaraguá do Sul. Fundada no dia 18 de maio de 1994, a então Unidade Jaraguá do Sul da antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC) foi a primeira unidade a ser criada fora da Grande Florianópolis e representou o início do processo de interiorização da instituição.

A unidade jaraguaense começou a funcionar com apenas uma sala de aula, num imóvel emprestado e com professores cedidos pela prefeitura. No entanto, hoje Jaraguá do Sul conta com dois câmpus do IFSC (um no Centro, onde começaram as atividades há 26 anos, e outro no bairro Rau), aproximadamente 200 servidores e cerca de 2,4 mil estudantes em cursos técnicos, de graduação e de qualificação profissional. Clique aqui e saiba mais sobre o histórico do Instituto no município.

Segundo o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, José Roberto Machado, cada curso do IFSC em Jaraguá do Sul contribui, em sua área, para a produção de conhecimentos e a formação de profissionais com alta capacidade técnica e ampla visão de mundo. “Estamos há 26 anos contribuindo com o desenvolvimento econômico da região e com o desenvolvimento pessoal de cada um que passa pelo Instituto”, afirma.

Confira, a seguir, a mensagem completa do diretor-geral do Centro.

Acompanhando a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em 2010 foi criado o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau – originalmente chamado de Câmpus Geraldo Werninghaus –, a partir da federalização do antigo Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (Cepeg). Com isso, Jaraguá do Sul passou a ser a única cidade catarinense além da capital a ter duas unidades do IFSC.

Para o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Delcio Luís Demarchi, o IFSC tem possibilitado ano após ano para que os estudantes alavanquem suas carreiras nas mais diversas áreas. “Faço parte da parcela da comunidade que estudou nos nossos cursos e, hoje, tenho orgulho tanto de trabalhar aqui quanto de ter o IFSC presente em nossa região. Apesar da pandemia, estamos nos esforçando para manter as condições de funcionamento e acredito que em breve superaremos essa crise”, destaca.

Confira, a seguir, a mensagem completa do diretor-geral do Rau.

As impressões apontadas pelo diretores de cada câmpus são também percebidas pelo corpo estudantil. Para a aluna Nataly Alves de Araujo, que está na 6ª fase do curso técnico integrado em Química do câmpus do Centro e é a presidente do Grêmio “Voz Estudantil”, o IFSC possibilita muito mais do que o aprendizado de uma profissão. “Além das oportunidades profissionais, percebo algo em comum em todas as pessoas que encontro e que estudaram no IFSC ou em outro Instituto Federal: o senso crítico. Pois aprendemos a discutir com qualidade, a pensar mais sobre as coisas que chegam até nós, a olhar as coisas de um modo diferente. A gente sai muito mais formado como pessoa”, explica.

Confira, a seguir, a mensagem completa da presidente do grêmio estudantil.

Comemoração

Apesar do fechamento temporário dos prédios do IFSC em função do coronavírus e da suspensão das atividades presenciais, a comemoração dos 26 anos do IFSC em Jaraguá do Sul não passou em branco. Nesta semana, como forma de marcar a data, foram lançados o novo site dos câmpus Jaraguá do Sul-Centro e Jaraguá do Sul-Rau. Além disso, os câmpus também inauguraram um novo canal de comunicação com a comunidade, o perfil oficial da instituição no Instagram (@ifscjaragua). O setor de Relações Externas do câmpus do Centro também organizou e publicou um vídeo com depoimentos de servidores e estudantes sobre os 26 anos da unidade (clique aqui para assistir).

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO INSTITUCIONAL