Retrospectiva: mensagem da professora Consuelo Sielski Santos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 mai 2020 10:23 Data de Atualização: 06 out 2020 15:17

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está sob nova gestão desde o dia 30 de abril, quando foi publicada no Diário Oficial da União a nomeação do professor Henri Belan, eleito em dezembro do ano passado pela comunidade acadêmica. Em razão das medidas de distanciamento social, não foi realizada cerimônia de troca de gestão. Neste sentido, a professora Consuelo Aparecida Sielski Santos ocupa este espaço para falar do período em que esteve à frente da direção do Câmpus Tubarão.

Leia abaixo:

“Em dezembro de 2016, assumi a direção geral do Câmpus Tubarão, até abril de 2020. Nesse período, de muito trabalho de todo o Câmpus, tivemos diversas conquistas.

Diversos projetos de inclusão foram desenvolvidos com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS), com o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP), com o Presídio Feminino, entre outros. A inclusão se faz fazendo, não adianta estar na nossa missão se a pratica é diferente. Participamos ativamente nas câmaras de vereadores da Associação Municípios da Região de Laguna (AMUREL) para apresentação do Câmpus e efetivação de parcerias, bem como no programa de lideranças da região. Tivemos a participação em diversos órgãos externos, como Fórum Municipal de Educação, Parque Tecnológico de Inovação de Tubarão e Grupo de Segurança por Tubarão.

Destaque também para o curso Educação e Gênero: “Transformando vidas de sujeitos do gênero feminino em situação de vulnerabilidade social: Somos todas Mulheres SIM”, “Inclusão Digital para Adultos”, dentre tantos outros.

O foco de nosso trabalho pedagógico em 2018 e 2019 foi centrado no “Acesso, Permanência e Êxito de nossos estudantes”, por meio de diversas oficinas entre servidores e estudantes. Também foram realizadas outras atividades pedagógicas e de integração, dentre elas: ciclos de palestras, estudos pedagógicos, semanas de tecnologia, desfiles de 7 de setembro, contação de história, exposições, café literário, mostra literária, jogos sedentários, até o famoso “choripan”, momento de integração entre servidores e alunos.

A busca por emendas parlamentares foi constante para a ampliação da infraestrutura física. Mesmo sem condições de ir à Brasília para conversas com os parlamentares, sempre tivemos espaços em Santa Catarina. Conseguimos uma emenda parlamentar no valor de R$ 350.000,00. Ainda em relação a recursos extraorçamentários, no ano de 2019 realizamos uma parceria público privada (PPP) entre a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Exército e IFSC, para oferecer cursos aos recrutas do Exército, quando houve a incorporação de 41 computadores novos ao patrimônio do Câmpus.

Em março de 2017 foi assinado com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) o uso de cessão de um terreno junto ao Câmpus, para construção de um novo bloco. Infelizmente não fomos autorizados até o momento para a construção. Entretanto, em 2019 inauguramos o Bloco II, um conjunto de laboratórios e salas administrativas que ampliou nossa capacidade de atendimento.

Atualmente o Câmpus está consolidado com cursos e projetos em quatro eixos: Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social. Nossa gestão entrega o Câmpus com 669 estudantes assim distribuídos: FICs (153), Técnico (258), Tecnólogo (128), Licenciatura EAD (50), Especialização (80). Iniciei na direção com 191 estudantes. O primeiro curso superior do Câmpus, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, teve sua avaliação com conceito máximo pelo MEC – 5. No recredenciamento da Instituição, nosso Câmpus recebeu nota 4, numa escala de 1 a 5. Também temos que destacar a criação do primeiro curso de Licenciatura do IFSC na modalidade EaD, em Matemática. Na pesquisa e extensão tivemos a criação de grupos de pesquisa e o desenvolvimento projetos.

Este é um trabalho coletivo, com todos os servidores envolvidos para o sucesso do Câmpus. Desejo ao Henry, Lucas, Robson, Paulinha e toda a equipe muita disposição para continuar lutando por mais espaços, mais estudantes, mais servidores, mais emendas parlamentares e desejo do fundo do meu coração que vocês tenham uma boa relação com a reitoria para que os recursos sejam mais igualitários e que o Câmpus Tubarão seja de verdade prioridade em termos de espaço e infraestrutura.

Fui muito feliz no Câmpus Tubarão e na cidade, desejo o mesmo para nossos servidores e estudantes. GRATIDÃO é a palavra para meus amigos do Câmpus.

Consuelo Aparecida Sielski Santos”

CÂMPUS TUBARÃO INSTITUCIONAL