App de alunas de Xanxerê ganha projeção internacional durante pandemia do coronavírus

ENSINO Data de Publicação: 03 jun 2020 18:10 Data de Atualização: 06 out 2020 15:28

Em meio a pandemia do coronavírus, tornou-se uma prioridade cuidar da saúde mental, ou seja, cuidar dos pensamentos e sentimentos, como ansiedade e depressão. E um aplicativo para celular, desenvolvido por alunas do Câmpus Xanxerê do IFSC, poderia auxiliar neste momento. A dica foi publicada na Forbes, revista dos Estados Unidos especializada em negócios e economia.

O repórter Andrew Wight escreveu uma matéria jornalística para o site oficial da revista. No texto, em inglês, ele relaciona o momento de isolamento, em razão do coronavírus, com a importância de ações como este aplicativo, intitulado “Safe Tears”, especialmente para prevenir suicídio entre a Geração Z. Esses jovens, nascidos a partir da metade dos anos 1990, “tem a maior taxa de suicídio da história, assim como um risco maior de doenças mentais do que as gerações que vieram antes”, afirma o jornalista (tradução livre).

Wight também entrevistou as estudantes, que colaboram com a matéria, explicando que como a maioria das pessoas gasta muito tempo no celular, o Safe Tears pode ajudá-los a obter apoio de profissionais sem sair de casa. Também lembram que continuam trabalhando no aplicativo e precisam de recursos financeiros para que ele esteja disponível para todos o quanto antes.

Wight ainda lembra da projeção internacional das cinco alunas - Ana Júlia Giacomeli, Anna Carolina Ferronato da Silva, Clara Noemi Pithon da Silva, Emanuela Maraskin e Jhuly Kefny da Silva Carvalho. Com auxílio do professor Alew Weber e de outros profissionaos do Câmpus Xanxerê do IFSC e da comunidade, elas participaram da final de uma competição internacional de tecnologia apenas para meninas, o Technovation Challenge. A última etapa ocorreu nos Estados Unidos, em agosto de 2019, para onde as estudantes viajaram e onde apresentaram a ideia.

Relembre a trajetória do aplicativo Safe Tears e veja dicas de como cuidar da saúde mental.

ENSINO CÂMPUS XANXERÊ NEWS