Nota oficial: situação das atividades não presenciais no Câmpus São Carlos

ENSINO Data de Publicação: 04 jun 2020 10:12 Data de Atualização: 04 jun 2020 10:30

O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou no dia 25 de maio a prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até 30 de junho, em função da pandemia de Covid-19. Em 28/05/2020, a Mesa Diretora do Congresso Nacional prorrogou a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020 por mais 60 dias, o que adia o retorno das aulas por mais 60 dias, se a disseminação do Covid-19 for controlada.

O Ministério da Educação permitiu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, por meio da Portaria nº 343/2020, com período prorrogado pela Portaria nº 473/2020. O primeiro documento afirma que “será de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas”, também proíbe a aplicação da substituição para práticas profissionais de estágios e de laboratório, e ainda permite a suspensão das atividades acadêmicas, desde que sejam repostas.

Desta forma, o Conselho Superior do IFSC (Consup), órgão colegiado e deliberativo, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico unificado da instituição, mantendo-se a oferta de Atividades Não Presenciais (ANPs). Levando em consideração as especificidades elencadas pela Portaria citada acima, o Consup deliberou ainda por conceder autonomia a cada câmpus para a decisão de manter ou suspender os calendários acadêmicos locais (Resolução nº 10 de 27/04/2020).

Conforme orientação institucional, cada câmpus tem autonomia para avaliar, a partir da experiência pedagógica, a manutenção ou não da oferta das ANPs.

Situação no Câmpus São Carlos

No Câmpus São Carlos, os servidores, em reunião geral, decidiram a suspensão das ANPs por 30 dias, a partir do dia 01/06/2020 e a decisão foi informada ao colegiado do câmpus na reunião do dia 21/05/2020.

A paralisação é necessária pois ainda não temos previsão da data do retorno das aulas presenciais, e quando o retorno acontecer, provavelmente será de forma gradual. Com base nisso, para podermos garantir a qualidade do ensino, os docentes precisam  planejar métodos de avaliação não presenciais, desenvolver critérios de aproveitamento das ANPs para registro da frequência, definir critérios para o volume de conteúdos que serão enviados aos alunos, adaptar materiais didáticos para as ANPs, fazer diagnóstico e resgatar os alunos que não estão participando das ANPs, defnir a carga horária teórica e prática de cada disciplina para podermos planejar a reposição.

Neste período de suspensão das ANPS os estudantes não ficarão “abandonados”. Os docentes realizarão atividades sociais online com os alunos, tais como debates, palestras, seminários, entre outras. As atividades sociais terão relação com a formação dos estudantes, mas não serão vinculadas ao conteúdo do curso.

Cada uma das definições foi debatida pelos servidores e acompanhada pela direção-geral e pelo Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão do Câmpus, que trabalha com todo o IFSC para normatizar a reposição de aulas necessária após o período de emergência sanitária, imposto pela pandemia do coronavírus.

Direção geral do Câmpus São Carlos
Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão do Câmpus São Carlos