O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Atividades pedagógicas e administrativas presenciais seguem suspensas até 31 de julho

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 10 jun 2020 20:12 Data de Atualização: 30 jun 2020 11:34

O Conselho Superior (Consup) do IFSC resolveu prorrogar a suspensão das atividades pedagógicas e administrativas presenciais na instituição até 31 de julho, em função da pandemia de Covid-19. 

A decisão, tomada na tarde desta quarta-feira (10 de junho), mantém a liberação do trabalho remoto nos setores administrativos, bem como a realização de atividades pedagógicas de forma não-presencial, dentro do que autoriza o Conselho Nacional de Educação (CNE).

O Consup também começou a apreciar diretrizes para a adequação do Calendário Acadêmico Unificado (CAU), deliberando pela manutenção das férias de julho para os dias 13 a 24, conforme já estava na resolução original. Porém, os conselheiros decidiram incluir no calendário uma semana pedagógica, entre 27 e 31 de julho, dando oportunidade para que os câmpus façam adequações e planejamentos para a retomada das atividades, tanto presenciais quanto não presenciais.

Os ajustes no CAU serão solicitados à Pró-Reitoria de Ensino independentemente da retomada das atividades presenciais, embora, conforme previsto na Resolução nº 10/2020, as mudanças definitivas só devam ser acrescentadas após o retorno efetivo às atividades presenciais. Os câmpus receberão recomendação para já ajustar, também, seus calendários locais, considerando a manutenção do período de férias docentes prevista no CAU e reprogramando períodos eventualmente maiores – dado que, conforme a Resolução 27/2009, os calendários dos câmpus devem ter como referência o calendário unificado.

Também foi deliberada na reunião desta quarta-feira a recomendação do Consup para que os câmpus que estejam com atividades totalmente paralisadas retomem a oferta de atividades não presenciais, dentro das possibilidades, como forma de melhorar as condições de reposição.

Transição

O Conselho Superior (Consup) voltou a discutir a questão da transição de gestão, cuja continuidade havia sido aprovada na reunião de 25 de maio, mas teve o processo interrompido institucionalmente pela Portaria 1896, publicada pelo reitor pro tempore André Dala Possa no dia seguinte.

Os conselheiros reiteraram o entendimento de que o processo de transição se enquadra na definição de caso omisso, portanto as decisões a seu respeito cabem ao Conselho Superior, conforme o Regimento Geral e o Estatuto do IFSC. Reiteraram também que a deliberação da reunião de 25 de maio seja formalizada em resolução do Consup, como prevê o artigo 31 do Regimento Interno do colegiado.

Porém, a gestão pro tempore salientou a compreensão de que o tema não é matéria do Consup e informou que faria consulta à Procuradoria Geral Federal antes de qualquer decisão sobre o assunto. O reitor pro tempore André Dala Possa afirmou que a portaria de fevereiro que havia deflagrado a transição entre a gestão Maria Clara e a equipe eleita já havia perdido vigência, e ponderou que é inviável administrativamente manter dois processos de transição - um com a equipe pro tempore e outro com a eleita.

A 64ª reunião ordinária do Conselho Superior foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Porém, problemas de instabilidade na rede exigiram uma interrupção na transmissão, e a gravação ficou inicialmente disponibilizada em duas partes: a primeira parte com 1h58min e a segunda parte com 3h02min. A gravação integral, sem interrupções, registrada no ambiente da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), será disponibilizada na próxima semana, no canal do YouTube.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.