Cursos dos câmpus Criciúma e São José promovem evento alusivo ao Dia do Químico

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 16 jun 2020 12:05 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:38

Os cursos de licenciatura em Química dos câmpus Criciúma e São José realizam na quinta-feira, 18 de junho, o evento “Diálogos Pedagógicos Contemporâneos”, alusivo ao Dia do Químico, comemorado nessa data. A atividade, que vai ocorrer online, terá debates sobre temas contemporâneos no ensino de química.

O evento começa às 19h e deve ser acessado pelo YouTube. Durante a transmissão, será divulgado o formulário por meio do qual será possível fazer a inscrição para receber certificado, já que a iniciativa é um projeto de extensão, aberto ao público em geral.

A previsão de encerramento é à 21h50. Confira abaixo a programação abaixo e mais informações neste arquivo:

19:00 - Acolhimento musical:  William Farias Vargas, do Câmpus São José.
19:30 - Palestra: "Química e Educação 5.0". Professora Karla Nunes, da Uninorte, de Manaus
20:20 - Palestra: "Ensino híbrido na prática: a seleção de vídeoaulas para o ensino de química". Professor Luciano Dias da Silva, do Câmpus Criciúma.
21:20 - Diálogo entre palestrantes e participantes, com a mediação da professora Michelle Barcellos, do Câmpus São José.
21:50 - Encerramento.

Residência Pedagógica

Um dos temas que será abordado no evento é a Residência Pedagógica, um dos programas financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para formação de professores. Ele tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O projeto aprovado foi feito em conjunto entre os câmpus Criciúma e São José, que ofertam a licenciatura em Química. “Portanto, vamos trabalhar com nossos alunos dos cursos superiores em escolas públicas nas regiões de São José e Criciúma, as quais serão ainda selecionadas, conforme o edital da Capes”, explica o professor Marcos Luís Grams, do Câmpus São José, um dos organizadores do evento de quinta. O Portal do IFSC tem uma página dedicada a explicar a Residência Pedagógica.

CFQ

O Conselho Federal de Química (CFQ), em parceria com os Conselhos Regionais de Química (CRQs), organiza um ciclo de painéis digitais que tratam de temas da atualidade relacionados aos profissionais da química, como mercado de trabalho, tendências tecnológicas, sustentabilidade e enfrentamento à covid-19, entre outros assuntos.

Os Painéis Digitais acontecem de maneira online ao longo desta semana, até sexta-feira, 19 de junho. Confira a programação.

CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS SÃO JOSÉ EVENTOS