Seminário discute permanência e êxito de estudantes durante a pandemia

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 22 jun 2020 18:02 Data de Atualização: 06 out 2020 12:36

Como encarar o desafio da permanência escolar em tempos de distanciamento social? Quais os desafios e as contradições no uso das tecnologias neste período em que as atividades letivas estão sendo realizadas de forma não presencial? Como diferenciar, aliás, Educação a Distância (EaD) e Atividades Não Presenciais (ANP)?

Estes são alguns dos temas que serão tratados em uma série de debates promovida pelo Grupo de Pesquisa em Evasão Escolar e Tecnologias Educacionais (Getec), vinculando ao Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com o tema “Permanência e êxito na educação em tempos de pandemia”, o seminário virtual vai discutir, com pesquisadores de diversos Câmpus do IFSC e de outras instituições, os desafios enfrentados pelas escolas e pela rede federal de ensino técnico, profissional e tecnológico durante a pandemia do novo coronavírus, com foco nas questões relacionadas à permanência e ao êxito dos estudantes.

O evento terá transmissão ao vivo na página do IFSC no Facebook, nos dias 26 de junho, 3 e 10 de julho, sextas-feiras, sempre às 15h.

O GETEC é um grupo de pesquisas cadastrado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que se originou do antigo Núcleo de Permanência e Êxito (Nupe) do Câmpus Criciúma. Atualmente, integram o GETEC servidores da Reitoria do IFSC e dos Câmpus Tubarão, São José, Joinville, Florianópolis e Criciúma. O grupo atua com duas linhas de pesquisa: Educação Profissional, inserção no mundo do trabalho e evasão escolar e Avaliação e proposição de tecnologias em processos educacionais.

Durante o evento, será disponibilizado um formulário para interessados em receber certificado de participação.

Confira a programação do seminário:

26 de junho – 15h
Tema:
Como as Coordenadorias Pedagógicas estão acompanhando a permanência escolar dos alunos durante a pandemia?
Participantes:
Fernanda Greschechen (Câmpus Joinvillle)
Priscilla Nunes (Câmpus Urupema)
Kely Cristina Zimmermann (Câmpus Jaraguá Centro)
Mediação: Fernanda Corrêa Garcia (Câmpus Tubarão)

3 de julho – 15h
Tema:
Desafios e contradições do uso da tecnologia na educação em tempos de pandemia
Participantes:
Walter Antonio Bazzo (PPGE/UFSC)
Karla Nunes (UNINORTE)
Michelle Barcellos (Câmpus São José)