Consup aprova diretrizes iniciais para eleições dos colegiados

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 jun 2020 18:10 Data de Atualização: 30 jun 2020 11:38

O Conselho Superior (Consup) do IFSC deu início na tarde desta segunda-feira (22 de junho) aos procedimentos que irão nortear a renovação dos membros do colegiado para o biênio 2020/2022. O mandato da atual composição encerrará em 28 de agosto deste ano.

Além do Consup, também serão escolhidos os novos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e das duas comissões que integram o Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) – a Comissão Interna de Supervisão (CIS) e a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A atual composição do CDP encerrará o mandato em 21 de agosto de 2022, porém há necessidade de preencher vagas em aberto.

Uma comissão será nomeada para organizar os processos eleitorais on-line. De acordo com a deliberação do Consup, a comissão terá três representantes de cada segmento (técnicos administrativos, docentes e discentes) e um representante da área de TI, para dar suporte ao uso do sistema Helios. Para cada segmento haverá também um suplente.

A formação da comissão eleitoral será feita entre 23 e 28 de junho, por manifestação voluntária dos servidores e alunos e, caso necessário, por sorteio. Caso não haja voluntários suficientes, o Colégio de Dirigentes (Codir) irá indicar os integrantes. A comissão terá prazo até 10 de julho para elaborar minuta da proposta de regimento eleitoral, que será submetida à apreciação do Consup em reunião extraordinária prevista para 27 de julho. Aprovadas as normas, será oficialmente deflagrado o processo eleitoral.

Também na reunião desta segunda-feira, discutiu-se a viabilidade de elaborar uma política de ações afirmativas nos processos eleitorais das representações institucionais, tais como Consup, Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), CDP e demais colegiados. O Consup irá solicitar ao Comitê de Direitos Humanos do IFSC que elabore um estudo sobre esse assunto, em parceria com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da instituição.

INSTITUCIONAL NEWS