Palestra internacional promete abordar Física Quântica de forma acessível e divertida

ENSINO Data de Publicação: 23 jun 2020 10:51 Data de Atualização: 29 jun 2020 15:14

O IFSC promove nesta quarta-feira (24), às 14h, uma palestra online internacional. O assunto "Computação e Física Quântica" será abordado pelo físico Pablo Palacios-Avila, que cursa doutorado no Instituto de Computação Quântica, na Universidade de Waterloo, no Canadá (Institute for Quantum Computing da University of Waterloo, Canadá). Junto a ele estará a organizadora do evento, professora de Física do Câmpus Chapecó, Camila Gasparin.

“Costumava-se pensar que quantum dots, computação quântica, criptografia quântica e outras aplicações da Física Moderna e, especificamente da Física Quântica, seriam coisas de um futuro distante, mas não. Hoje já temos, por exemplo, televisões funcionando com quantum dots, as famosas QLEDs”, conta a professora do IFSC.

Camila ainda explica que, os processadores que estão presentes nos computadores e amplamente nos smartphones têm se tornado tão pequenos que já atingem a escala quântica, “na qual não mais existem micro-componentes eletrônicos, mas partículas subatômicas que guardam informação de acordo com seu spin.”

Como cursou mestrado na Universidade de São Paulo (USP), Palacios-Avila aprendeu a falar português. Então, irá tratar, na língua oficial do Brasil, sobre os conceitos e as aplicações da Física Quântica, bem como as novidades em desenvolvimento tecnológico citadas acima pela organizadora do evento. Os palestrantes prometem abordar o tema de forma acessível e divertida.

A palestra terá duração de 45 minutos e os expectadores terão outros 15 minutos para fazer perguntas e debater os assuntos. Os inscritos (neste link) receberão certificado. A transmissão será ao vivo no canal do Youtube da professora Camila Gasparin e ficará gravada para os interessados em assistir posteriormente.

Palestra online internacional
Assunto: Computação e Física Quântica
Quando: 24 de junho (quarta), às 14h
Palestrantes: Pablo Palacios-Avila, doutorando em Física, no Institute for Quantum Computing da University of Waterloo, Canadá; e a professora de Física do IFSC Câmpus Chapecó, Camila Gasparin (licenciatura em Física e mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul).
Certificação: para quem se inscrever no link.
Como assistir: no canal do Youtube da professora Camila Gasparin (link para acesso)
Gravação: disponível aqui.

ENSINO EVENTOS NEWS