Pular para o conteúdo

Notícias

Divulgado resultado da Chamada interna para o IFMaker

PESQUISA Data de Publicação: 29 jun 2020 11:19 Data de Atualização: 29 jun 2020 11:40

Foi divulgado na última sexta-feira (26) o resultado da Chamada interna para seleção de projetos para o edital Setec/Mec IFMaker 35/2020 de apoio à criação dos laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As três iniciativas selecionadas são dos câmpus Xanxerê, Florianópolis e Itajaí.

A proposta do oeste já está aprovada, enquanto as outras duas (Florianópolis e Itajaí) passarão por outra rodada de avaliação, em nível nacional, concorrendo com os segundos e terceiros colocados em outros institutos federais pertencentes à Rede. Essa nova fase, segundo prevê cronograma do edital Setec, será em 2021. 

O projeto do Câmpus Xanxerê contemplou o Modelo 2 e totaliza R$ 132.900,00 e prevê, dentre outros, os seguintes equipamentos: impressoras 3D de pequeno e médio porte, canetas 3D, notebooks, Smart TV, Kits arduíno/robótica e robótica Lego, máquina CNC Laser e scanner 3D. 

O objetivo do IFMaker é selecionar até três projetos para compor a proposta do IFSC para o apoio à criação de Laboratório Maker (Lab IFMaker) nas unidades acadêmicas da Rede Federal, exclusivamente para aquisição de equipamentos, com a finalidade de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker: auxiliar professores e técnico-administrativos em Educação no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como ela pode ser utilizada nestes espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, o que permitirá que o aluno seja protagonista no processo ensino/aprendizagem, e que o envolvimento com as necessidades da sociedade onde a unidade acadêmica está inserida seja estimulado. 

PESQUISA