Pular para o conteúdo

Notícias

Live detalha os números da pandemia no Brasil e o que eles significam

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 jun 2020 20:47 Data de Atualização: 19 jun 2020 17:19
A cada dia, novos números sobre a Covid-19 são anunciados no Brasil e no mundo. Gráficos com curvas de contaminados e mortos passaram a ser rotineiros. Mas será que sabemos ler estes números? Uma live com professores do IFSC no último dia 16 de junho mostrou tudo isso de forma bem didática.
 
O cientista de dados Carlos Andres Ferrero, professor de Informática do Câmpus Lages, mostrou os dados e comparou curvas a partir de um aplicativo desenvolvido por ele e outros pesquisadores do câmpus. O aplicativo é aberto e qualquer pessoa  pode analisar a curva de qualquer país ou estado brasileiro e fazer as comparações que quiser. 
 
Com os gráficos em tela, a professora de Matemática de Gaspar, Vanessa Oechsler, abordou questões como o ajuste destes números ao tamanho da população de cada país ou cidade. Já as informações relativas à saúde foram detalhadas pela professora de Enfermagem do Câmpus Florianópolis, Vanessa Tuono Jardim. Como enfermeira e epidemiologista, ela explicou como se comporta uma epidemia, quais os fatores que levam aos picos das curvas e a importância das medidas de isolamento social.
 
Uma aula de matemática aplicada à saúde pública que pode ser conferida na íntegra no canal do Youtube do IFSC.
 
CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS GASPAR CÂMPUS LAGES INSTITUCIONAL